Mas a esta noite é acima de tudo a consagração de carreiras, o reconhecimento do trabalho desempenhado na frente e atrás das câmaras.
Kathryn Bigelow, foi o momento da noite, pela primeira vez uma mulher ganha o Óscar para melhor realizador aqui transformado na melhor realizadora pelo filme "Guerra ao Terror"
A primeira a ganhar esta categoria mas não foi a única a ser nomeada, por ordem, Lina Wertmuller "Pasqualino Sete Belezas", 1976; Jane Campion com, "O Piano", 1994; e Sofia Coppola "Encontros e Desencontros", 2004
AVATAR que já tinha ganho tudo que havia para ganhar em outros festivais, leva da academia, três Óscares, efeitos especiais, direcção de artística e fotografia.
A estatueta para melhor actriz foi para Sandra Bullock, pelo filme The Blind Side, a primeira da sua carreira. Nos agradecimentos Sandra Bulock deixou num tom emocionado a mensagem de que ninguém deve ser julgado pela cor, pelo género, ou orientação sexual. Comovida Bullock agradeceu às mães que amam os seus filhos venham eles de onde vierem, todos precisamos de amor, disse!
Jeff Bridges, ganha o Óscar para o melhor actor no filme Crazy Heart
Monique e Christoph Waltz, venceram na categoria de melhor actriz e actor secundários, nos filmes Precious e Inglorious Basterds, respectivamente.
Recorde-se que Colin Firth foi nomeado na categoria de Melhor Actor Principal pelo seu papel no filme A Single Man, de Tom Ford, mas não foi desta que obteve a estatueta dourada.