A moção foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados, depois de passar a câmara baixa na semana passada. A mudança ocorre depois que quase 13 milhões de australianos (79,5%) votaram num referendo postal não vinculativo. A Austrália é agora o 25º país do mundo a ter igualdade matrimonial para casais do mesmo sexo.
Esta lei garante que todos os LGBTI Australianos agora serão tratados igualmente com a mesma dignidade e respeito dos seus colegas australianos e poderão casar-se com a pessoa que amam. Queremos agradecer aos milhares de australianos que voluntariamente se ofereceram em todo o país. Nós conseguimos isso por vossa causa. Hoje é o vosso dia.
Para aqueles que esperaram meses, anos ou décadas para finalmente terem a possibiliade de se casarem, este é o vosso dia.
Hoje celebramos que, finalmente, a lei reconhece o que sempre soubemos: nossas vidas e relacionamentos têm o mesmo valor e potencial. Somos iguais.
Nós fizemos isso juntos, tenhamos orgulho Equality Campaign
Jacqui Tomlins, porta-voz da Rainbow Families, disse à Guardian Australia que "foi uma jornada enorme para nós e nossa família" para a igualdade matrimonial. "Este é o fim de uma jornada que foi consagrada com duas leis: uma que colocou a discriminação em um e isso levará a discriminação", disse ela.
A lei inclui isenções para celebrantes religiosos registados, que podem recusar-se a celebrar os casamentos de casais do mesmo sexo com base na sua fé.
Alguns políticos conservadores tinham procurado estender isenções a outros, como celebrantes não religiosos e empresas, mas essas propostas falharam.
O histórico voto popular no mês passado segue os passos da Irlanda ao endossar o casamento para gays e lésbicas nas urnas.
12.727.920 pessoas responderam à pesquisa com uma taxa de resposta de 79%. A resposta Sim representou 61,6% dos votantes, com 38,4% de votos contra.
Houve cenas emocionais no parlamento no debate, com os deputados em lágrimas quando apresentaram os seus motivos para apoiar a igualdade. Um deputado gay chegou mesmo a fazer a pergunta "Casas comigo?" ao seu parceiro de longa data durante um debate. Tim Wilson, lutou contra as lágrimas quando fez a pergunta ao namorado Ryan Bolger na Câmara dos Deputados do país. A ocasião foi a primeira vez que um deputado fez tal pedido na sala. Ele recebeu um "sim".
É possível que os primeiros casamentos aconteçam a tempo do Natal.