A nomeação de Pinto Balsemão, de 70 anos, surgiu na sequência de o patrão da SIC ter autorizado um pedido de gozo de férias para uma enlace gay protagonizado por um pivô da casa, Nuno Graça Dias.
No passado mês de Março, Balsemão autorizou o gozo dos 11 dias úteis de licença de casamento ao referido jornalista tal como o CM noticiou em primeira mão apesar de tal não ser reconhecido na lei portuguesa, por se tratar de uma união entre pessoas do mesmo sexo. O pivô casou em Toronto (Canadá) e gozou 15 dias de férias (11 dias úteis) sem cortes do salário.
Por esse motivo, a Ilga Portugal reconheceu ao empresário a honra de integrar a lista de premiados. Em anos anteriores, a associação distinguiu com o prémio Arco-Íris personalidades de vários sectores da sociedade portuguesa, nomeadamente a apresentadora Ana Marques, as jornalistas Ana Sá Lopes e Fernanda Câncio, o crítico e sociólogo Augusto M. Seabra, o professor Eduardo Prado Coelho (falecido em Agosto de 2007), o sexólogo Júlio Machado Vaz, o argumentista Rui Vilhena (pela novela Ninguém como Tu) e a banda The Gift, entre outros.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para sábado, dia 10 de Novembro, às 18h00, no Centro Comunitário Gay e Lésbico de Lisboa.
O CM tentou contactar Francisco Pinto Balsemão, mas o presidente da Impresa encontra-se no estrangeiro, devendo regressar ao País na próxima quinta-feira.
(por Isabel Faria)