Este evento que celebra a chegada da primavera nunca esteve fechado ao público em geral, mas também nunca antes havia convidado nenhum grupo LGBT especifico.
A celebração combina caribe e hindu: as pessoas são convidadas a vestir de branco e depois bombardear uns aos outros com pó colorido deixando as pessoas pintadas com tons garridos de rosa, verde, vermelho, amarelo e laranja.
Quem convidou o grupo LGBT foi a organização Caribbean Equality Project com sede em Queens, que tem como propósito promover o reconhecimento das pessoas LGBT, e diz quem viu que a participação do grupo não passou despercebida, menos ainda a intenção que levou ao convite. Um morador disse ao New York Daily News que desde o liceu que não faz parte desta festa, e que queria trazer o seu namorado para desfrutar este evento. Adiantou ainda que o evento agora com este convite ajuda a que aqueles que ainda vivem dentro do “armário” se sintam mais aceites pela sociedade onde vivem.
Este é um exemplo em contra-ciclo sendo que ainda há muitas comunidades de emigrantes indianos que defendem visões extremamente retrógadas da sociedade em geral e da sexualidade em particular.
Mais informações sobre o Holi de Nova Iorque em www.nycholi.com .
Confira o vídeo promocional do evento aqui: