Lê-se hoje no site da TVI24, Legalizar o casamento gay terá consequências catastróficas
Na opinião do deputado os partidos de esquerda recusarem a realização do referendo levará a um maior rompimento por parte da população com os partidos, com a classe política.
Já o deputado Bacelar Gouveia, do PSD, mostrou-se satisfeito de a Assembleia da República (AR), ir discutir os diferentes diplomas apresentados pelos Verdes, BE, PS, e PSD. E na opinião de Bacelar Gouveia existe uma grande vontade do povo em se manifestar sobre esta questão, e que a realizar-se o referendo seria o quarto em 30 anos, o que na sua opinião não seria nada de mais.
Contudo o advogado Ricardo Gouveia embora ainda não tenha uma opinião definitiva sobre o assunto, sempre vai adiantando que aquilo que esta em jogo é saber se os homossexuais têm ou não direito a usufruir mais que da lei referente ao artgº 1577, o nome que este tem Casamento Civil, ou se salvaguardada todas a garantias civis a união entre pessoas do mesmo sexo, deveria ter outro nome.
Embora os partidos de esquerda já tenham anunciado que vão em conjunto chumbar a realização do referendo, Isilda Pegado, apela aos deputados que em liberdade e consciência pensem naqueles que os elegeram.