A novela teve 70 pontos no Ibope (medidor de audiências no Brasil), grande parte da audiência esperando o tal beijo.
O mais impressionante é que na novela existiram centenas cenas de sexo quase explícito entre homens e mulheres de diversas idades e com menos ou mais roupa... algumas das cenas sem roupa nenhuma, e quando chega a um simples beijo entre dois homens a população brasileira (sim, porque a rede Globo cortou o beijo ao ver a resposta negativa às suas sondagens) demonstra claramente que afinal este país ainda tem muito preconceito no ar.
ACTUALIZAÇÃO:
Segundo a Folha on-line a autora de "América" Glória Perez desmentiu neste sábado a versão divulgada pela Central Globo de Comunicações negando ter sido ela a cortar a cena no último capítulo da novela.
A escritora divulgou, por meio do Orkut, a seguinte mensagem: "Desmentindo com indignação o que andam dizendo alguns sites: o beijo foi cortado pela emissora. Estou tão frustrada quanto vocês! Escrevi [a cena], foi realizado, e tanto eu quanto Marcos S. [Marcos Schechtman, diretor da novela] brigamos muito para que fosse ao ar pelo menos o que vocês viram!".
Ontem à noite, Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, havia negado a responsabilidade da emissora pelo corte da cena. "Não foi gravado o beijo. Não estava no roteiro. Se querem saber por que não, perguntem para a autora", disse Erlanger à Folha.
A mensagem da escritora foi postada na página de sua comunidade de fãs no Orkut. Ela utiliza com freqüência o site de relacionamentos para emitir seus recados ao público. Fãs pediram que a escritora tentasse com a cúpula da Globo que a cena do beijo gay fosse incluída na reprise do capítulo deste sábado. A emissora ainda não se pronunciou oficialmente sobre a reivindicação.
Fica a dúvida se Portugal terá direito à versão completa ou não do último episódio da novela (actualmente em exibição em horário nobre na SIC).