Hanoi está, segundo os manifestantes, cada vez mais mudada no que respeito diz à forma como as pessoas LGBT são vistas. A sociedade está a mudar mas os media continuam a retractar as pessoas homossexuais como pessoas excêntricas e portadores de uma patologia passível de ser tratada.
Um estudante de 17 anos foi um dos participantes da manifestação e disse que estava orgulhoso de si mesmo e esperava que a sociedade os aceitasse tal como são.
Começaram por se reunir junto da estátua de Lenine no centro da cidade, sempre observados pelas autoridades que mesmo sabendo que não tinham permissão de reunião e consequente realização da parada, nada fizeram limitando-se a observar.
No Vietname a homossexualidade não é punida, não existe casamento entre pessoas do mesmo sexo ou mesmo união civil mas também não existe qualquer lei de protecção.
Contudo o vice-ministro da saúde disse já este ano que o casamento entre pessoas do mesmo sexo devia ser referendado e não está sozinho nesta observação, uma vez que o ministro da Justiça propôs incluir as uniões entre pessoas do mesmo sexo na nova lei do casamento e da família.
Entre os manifestantes havia portanto a alegria de uma possibilidade, que só será possível em 2014.O vice-ministro da saúde disse em Abril “em termos de direitos humanos, as pessoas do mesmo sexo tem o direito de viver, amar e procurar a felicidade."
Os observadores acreditam que não será uma tarefa impossível ter o Vietname como o primeiro país da Ásia a ter a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.