"Pela Igualdade Trans" foi o lema do evento e mesmo com um jogo da selecção de futebol pelo meio o ambiente foi de festa sem parar. A ajudar estiveram 35 carros de som a animar a multidão e, pela primeira vez, um deles em versão não-patrocinada. O grupo de "100 lesbianas visibles" conseguiu reunir 400 euros para o feito, comparado com os 3000 necessários para um carro típico comercial/patrocinado.
Mas na festa também ouve muitas reivindicações e até revolta. Em particular revolta contra a posição do Partido Popular espanhol que tem um processo no Tribunal Constitucional para retirar o direito ao casamento conseguido há cinco anos atrás. E imagem dessa revolta foram as muitas famílias e crianças presentes na manifestação.
O jogo Espanha - Paraguai foi seguido em directo durante a manifestação com televisões em alguns carros e com declarações nos microfones sobre o desenrolar da partida.
E também teve política, ou melhor: políticos. Na linha da frente esteve Bibiana Aído, Ministra da Igualdade juntamente com representantes das duas entidades que organizam o mega-evento: COGAM e FELGTB. Ninguém apareceu a representar o conservador PP.
Para completar em beleza, Kilie Minogue cantou para a multidão na Praça de Espanha e recebeu uma recordação das mãos de Bibiana Aído em reconhecimento pela sua luta pelos direitos LGBT.