Rhode Island confere desde ontem o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, igualando legalmente gays e lésbicas com os casais heterossexuais.
Rhode Island torna-se assim o décimo Estado dos Estados Unidos América a proporcionar a igualdade no acesso ao casamento civil, passando assim a barreira dos 50 milhões de americanos mais iguais entre si. Cerca de 16% do total da população dos EUA passa a estar em legislaturas com igualdade no casamento para gays e lésbicas, se bem que as sondagens mais recentes apontem que mais de 50% dos cidadãos são a favor da mudança.
A decisão tomada em Rhode Island foi possível graças ao apoio bipartidário, resultando na lei que foi assinada nas escadas Rhode Island State House pelo Governador Lincoln Chafee.
Este resultado obtido é também o desejado pelos ativistas LGBT no final de Junho próximo na decisão do Supremo Tribunal em dois casos relacionados que tem para avaliação.
Os casos que o Supremo tem em mãos incluem Hollingsworth versus Perry, que questiona a constitucionalidade da Proposição 8, presente no estado da Califórnia e United States versus Windsor, que desafia a chamada lei de Defesa do Casamento.
Em ambos os casos, e com os avanços recentes de alguns Estados, as associações LGBT esperam que o Supremo decida seguindo o mesmo raciocínio dos atuais dez estados que já permitem o casamento entre casais do mesmo sexo.
Os casais de Rhode Island que pretendam dar o nó já podem pedir as suas licenças de casamento para se casarem a partir do dia 1 de Agosto de 2013.