Foi transmitido em direto pelo Facebook e pela BBC o inesperado ato de fazer o teste VIH durante uma visita a uma clínica de tratamento VIH. Não estava na agenda, mas o Príncipe Harry sentou e deixou o médico responsável sobre tensão, enquanto aguardavam o resultado do teste.
Segundo o médico que realizou o teste, a ansiedade era grande pelo fato de ser a primeira vez que um elemento da casa real fazia o referido teste, e foi pontenciada sendo o teste realizado em direto para o mundo.
O resultado deu negativo, e o Príncipe Harry aproveitou o momento para lembrar da importância do teste precoce para a eficácia do tratamento, convidando todos a fazerem o teste e conhecerem o seu estado serológico.
Num sinal de seguimento do trabalho executado pela sua mãe, Diana Spenser Princesa de Gales, e conhecido no mundo inteiro como a "Princesa do Povo", Harry tem concentrado os seus compromissos em torno da infeção pelo VIH, fazendo repetidas visitas ás clínicas direcionadas para a infeção, e participou ainda na Conferência Internacional sobre a Sida que aconteceu no passado mês de Julho em Durban.
Segundo o Terrence Higgins Trust (www.tht.org.uk ) Houve um aumento de cinco vezes nos pedidos para a realização do teste após o exemplo do Príncipe Harry.
Além da acção do Príncipe Harry a realização de testes rápidos do VIH foi promovida também pelas redes sociais como o Facebook, Twitter e Grindr.