A notícia foi divulgada pelo PinkPaper. O estudo realizado pelo Centro de Investigação em Saúde da Universidade da Califórnia em Los Angeles, descobriu que gays e lésbicas com idades entre os 50 e 70 anos têm uma maior prevalência de hipertensão arterial, diabetes e deficiência física do que os restantes adultos na mesma idade.
Os resultados, que foram baseadas em resultados do California Health Interview Survey reunidos ao longo dos últimos oito anos, também concluiram que gays e lésbicas idosos tinham 45 por cento mais probabilidade de relatar aflição psicológica.
Os resultados também encontraram um maior número de homens gays e mulheres no grupo de estudo que morava sozinha, um fator potencial contributivo. Metade dos homens homossexuais e bissexuais no estudo morava sozinha, em comparação com pouco mais de um sétimo de homens heterossexuais da mesma idade, enquanto os resultados mostraram um quarto das mulheres homossexuais vivem sozinhas, em comparação com um quinto das mulheres heterossexuais.
O autor do estudo, Steven P. Wallace, diretor da UCLA Center for Health Policy Research, disse que as descobertas levantam questões importantes na área da saúde para os membros mais velhos da comunidade LGB.
Ele disse, citado pelo New York Times: "A cultura gay tende a ser direcionada aos jovens, e a rede comunitária de apoio ao idoso normalmente não pensa nos idosos gays e lésbicas."