Miss Diva | Um Show da Minha Vida: Chicago
Desta vez tive de recorrer ao precioso auxílio de um grande amigo, Jorge Santos, para falar-vos sobre este espectáculo deslumbrante a não perder... Espero que gostem Beijos Miss Diva
Fechem os vossos olhos e tentem imaginar um palco onde tudo é negro. Uma orquestra toca no centro do mesmo. Ao seu lado bailarinos, vestidos em diversos tons de negro, executam exercícios de aquecimento. Uma voz-off anuncia: "Bem vindos senhores e senhoras, estão prestes a ver uma história de crime, ganãncia, corrupção, violência, exploração, adultério e traição – tudo coisas que são queridas a todos nós" Através de um elevador no centro do palco aparece Velma Kelly, acompanhada pelos bailarinos ela canta e dança o excitante número de abertura, "All That Jazz". A partir desse momento sabemos que vamos ter um espectáculo inesquecível. CHICAGO conta-nos a história de Roxie Hart e Velma Kelly, duas mulheres que assassinaram os seus homens, a primeira o amante, a segunda o marido. Graças a esses crimes conseguem a atenção dos media e realizar os seus sonhos, tornarem-se estrelas do vaudeville. O crime compensa. Escrito por Fred Ebb e Bob Fosse, este musical estreou na Broadway em 1975, mas não foi o grande sucesso que todos esperavam. Demasiado negro para os anos 70 e sofrendo a concorrência do famoso A CHORUS LINE, este espectáculo não conseguiu conquistar o público da época. Vinte anos mais tarde este musical voltou para vencer, tornando-se num dos maiores êxitos da Broadway. Foi aí que, em 1997, o vi pela primeira vez, tornando-se instantaneamente no meu musical preferido. Voltei a vê-lo em Londres e mais tarde de novo na Broadway. A última vez que o vi foi o ano passado em Londres (é verdade, já o vi quatro vezes e nunca me canso) e mesmo que a produção que vai estar no Coliseu de Lisboa seja, por qualquer motivo, inferior, estou convencido que valerá sempre a pena. O argumento aguçado, negro e divertido é perfeito para os anos 90 e Walter Bobbie encenou-o com estilo e classe, transformando-o num espectáculo brilhante. A coreografia de Ann Reinking é simplesmente vibrante, sendo uma perfeita homenagem a Bob Fosse (encenador e coreógrafo da produção original) Quanto aos bailarinos, movem os seus fabulosos corpos com uma sensualidade provocante não deixando ninguém indeferente. A partitura de John Kander e Fred Ebb (a equipa responsável por êxitos como CABARET e NEW YORK, NEW YORK) é simplesmente a melhor que alguma vez foi escrita para um musical e nunca me canso de a ouvir. Como alguém já disse, este musical é como um diamante negro que nunca se irá esquecer. Por isso aceitem o convite de Velma e não se arrependerão:
Where the gin is cold and the piano's hot It's just a noisy hall where there's A nightly brawl and all that jazz" Jorge Dias
Onde, Quando, Como, Quanto:
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