Uma multidão de 600 mil pessoas iluminou com as cores do arco-íris a orla de Copacabana neste 27 de junho, fazendo da nona edição da Parada do Orgulho GLBT-Rio 2004 a maior já realizada no estado do Rio de Janeiro.
A pioneira e segunda maior Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBTs) do Brasil foi marcada por alegria, descontração e reivindicações da comunidade para a aprovação do projeto de Lei 1.151, de 1995, que institui a União Civil para pessoas do mesmo sexo e do projeto de Lei 5.003, de 2001, que reconhece como crime a discriminação contra GLBT.
Autoridades como a Ministra Nilcéia Freira, Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, o ator Sérgio Mamberti, Secretário da Diversidade e Identidade Cultural do Ministério da Cultura estiverem presentes a Parada, assim como os Deputados Federais Fernando Gabeira, Jandira Feghali e Chico Alencar; os Deputados Estaduais Carlos Minc e Gilberto Palmares, e personalidades como Elke Maravilha, David Brasil, Jane di Castro e Lola Batalhão. O Vereador Índio da Costa representou o Prefeito César Maia.