Foi no passado sábado, 11 de março, que o teatro José Lúcio da Silva em Leiria se travestiu de cor, brilho, glamour e muita energia, para a 4ª edição do Leiria Drag Festival. As primeiras três edições aconteceram no espaço do Glitz Club, dirigido por Rafael Bento, mas quando no Porto temos outro espaço que já celebrou outras edições num espaço como é o palco de um teatro, porque não arriscar também em Leiria, e para Rafael Bento e a sua equipa estava na hora.
Não sabemos se estaria á espera do sucesso que o anuncio alcançou, uma semana antes do evento acontecer, a sessão estava esgotada, pouco mais de setecentas pessoas ocuparam cada centímetro do Teatro José Lúcio da Silva, para se deslumbrarem com um leque se 19 artistas que do canto ao transformismo arrebataram de um público enérgico, os maiores hurras e ovações.
Os anfitriões Rio de Carvalho e Eva Brown, demonstraram uma cumplicidade e uma dinâmica excelente, momentos houve que poderíamos ter a sensação que a dupla fazia da apresentação a sua vida.
Rigor quanto baste nos tempos, o espetáculo cumpriu o previsto, com ligeiros atrasos ele começou e acabou quando esperado, com uma assistência de pé, enérgica, intensa, onde até os "virgens", houve quem nunca tivesse visto até ali um show de transformismo, se rendeu e saiu do Teatro de coração cheio, um sorriso nos lábios e, esperamos capaz de no seu dia a dia intervir no sentido de mudar as cores cinzentas do preconceito. Ao Glitz Clube e a todos quantos tornaram este espetáculo possível, o PortugalGay.pt deixa o seu aplauso, e votos de muito sucesso.
Conheça quem passou pelo palco da 4ª Edição do Leiria Drag Festival:
Rio de Carvalho (anfitrião): Conhecido no mundo da moda, das passarelas e da televisão como stylist e Celebrity Advisor
Eva Brown (anfitriã e artista) - Nasceu em 2007 no Porto. É uma das proprietárias do GLITZ CLUB LEIRIA. É a Vencedora da gala Abraço 2018 Giselle Brown (artista) Foi na Arte Drag que encontrou a melhor forma para se expressar. É a vencedora da Gala da Abraço 2022.
Cherry Flavor (artista) - Há 3 anos que assume a Arte Drag como uma expansão de si, transita através da dança e da sua intensa expressividade
Debbie Bjorn (artista) - Conta com 20 anos de carreira e é uma cara bem conhecida da noite LGBTQIA+ da cidade de Leiria.
Renato Duran (bailarino) - Bailarino. Acredita que não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de cada um.
Sissi (artista) - 39 anos de carreira, inspira-se nas pessoas que a rodeiam. Já passou por emblemáticos palcos como o Finalmente Club e o Casino Estoril, em Lisboa.
Linda Xenon (artista) - Vinda do Algarve, conta com 42 anos de carreira. Já se apresentou a nível internacional. Dona de um humor ácido
Stefani Duvet (artista) - Foi na adolescência que encontrou a Arte Drag. Assune a sua admiração por Lady Gaga e apresenta-se também como DJ.
Dyanne Star (artista) - Artista da cidade Ivicta, começou em 2014. Já foi residente no Invictus, Pride Bar e atualmente no Café Lusitano no Porto.
Kina Karvel (artista) - Dona de uma estética própria e singular. Iniciou a sua carreira em 1995. Inspirada pelo lado obscuro e os pesadelos.
Laysa Star (artista) - Detentora de 4 títulos em várias edições da Gala Abraço, dos quais o de Melhor Performance em 2019.
Alejandro Beauty (artista) - Carrega em si uma vasta carreira como bailarino. Um artista de elite no panorama Drag nacional pelos seus números memoráveis de cabaret e burlesque.
Naomy Beauty (artista) - Pisa o palco como drag queen em 2009, contando com um historial de bailarino desde 2002. As suas performances vão desde as divas pop ao burlesque.
Gisel Star (artista) - Com mais de 30 anos de carreira, é uma verdadeira artista de Leiria, pisando quase todos os palcos da cidade. Foi nomeada como a Rainha da Noite de Leiria.
Sara Ribeiro (cantora) - Entra no mundo da música aos 9 anos, onde encontrou o canto. Concorrente no 1º Factor X, onde foi uma das finalistas. Colabora com vários músicos de norte a sul do Portugal.
Diogo Carapinha (cantor) - Começou a aprender violoncelo desde os 16 anos. Compõe, desde 2017, em pop e música ligeira. Concorreu ao The Voice Portugal.
Sérgio de Sousa Martins (cantor) - Toca piano desde os 7 anos. Tem reportório vasto ao nível do canto lírico, lied e oratória, tendo-se estreado no Teatro Nacional de São Carlos em 2008.
Soraia Morais (cantora) - Leiriense. Já atuou de norte a sul de Portugal. Compõe há 9 anos dentro dos estilos Kizomba e Afro Beats. Começou a trabalhar em R&B, Soul e Afro Chill Music. Concorreu ao The Voice.