Pesquisa:
 
Apoio

Assumir-me?

Ser Homossexual



De uma forma simples, ser homossexual significa que te sentes sexualmente atraído por pessoas do mesmo sexo que tu e que te identificas com outros homossexuais ou com a comunidade homossexual mais ampla. A sexualidade é uma expressão usada para descrever toda uma gama de sentimentos, desejos e actividades relacionadas com o sexo.

A quem deverei contar?



Ninguém sabe exactamente porque é que alguns de nós são homossexuais e outros não. Foram avançadas muitas propostas desde diferenças genéticas a pais dominadores. As evidências disponíveis sugerem que há factores genéticos aleatórios que têm um papel na determinação da nossa sexualidade da mesma forma que determinam, por exemplo, o ser-se canhoto.

Uma coisa que nós sabemos é que ninguém escolhe a sua sexualidade. Alguns homossexuais sabiam que eram diferentes, se não mesmo homossexuais, mesmo aos cinco ou seis anos de idade. Diz-se que, para a maioria de nós, a nossa sexualidade está determinada aos 12 ou 13 anos de idade e provavelmente aos 16 anos o mais tardar. A quase totalidade da sociedade tem tendência a assumir que todos são, ou querem ser, heterossexuais. Isto é conhecido como heterossexismo. Algumas pessoas continuam a acreditar que a homossexualidade é uma escolha e que podemos ser persuadidos a ser heterossexuais. Ao assumir a heterossexualidade a sociedade cria um dilema, para aqueles de nós que sabem que são homossexuais, de ou escondermos a nossa sexualidade ou de nos assumirmos - com tudo o que isto acarreta.

Tem havido alterações claras na forma como a sociedade encara a homossexualidade mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que esta nos aceite da mesma forma que o faz com que pessoas que sejam, por exemplo, canhotas. Esta situação tem mais a ver com os complexos que a sociedade tem com o sexo e a sexualidade do que com os homossexuais individualmente. Frequentemente assim que as pessoas conhecem alguém homossexual os seus preconceitos e receios sobre a homossexualidade desaparecem ou atenuam-se rapidamente.

Ser adolescente homossexual



Para muitos jovens homo e bissexuais, a adolescência pode ser uma época de especial ansiedade e medo. Muitos homossexuais recordam esta parte das suas vidas com tristeza e desgosto. Ainda hoje em dia há poucos modelos homossexuais exemplares e muita hostilidade contra pessoas abertamente homossexuais. Os adolescentes homossexuais tomam frequentemente consciência de que não são como os outros de uma forma dolorosa e podem tornar-se retraídos e solitários, convencidos que são os únicos a experimentarem esses sentimentos. Aprendem a esconder os seu verdadeiros sentimentos ou a comportarem-se como os outros querem, com medo de serem excluídos, ridicularizados ou rejeitados por aqueles que amam e pelos amigos.

Acima de tudo podemos por vezes sentir que somos de alguma forma diferentes, que somos anormais ou que vamos desapontar as pessoas.

Alguns acreditam que se se casarem com uma pessoa do género diferente os seus sentimentos homossexuais desaparecerão. Raramente isto acontece. A maior parte vai acumulando grande stress e ansiedades para os seus anos vindouros. Ser pai ou mãe homossexual publicamente implica desafios especiais. Fugir a um papel claramente definido ou mesmo tentar modificar a sua definição envolve uma tremenda coragem e força. O conflito entre o relacionamento com o cônjuge e a necessidade de se ser quem é pode ser enorme.

Assumir-se



Há vários passos no processo de sermos uma pessoa com uma orientação sexual homossexual reconhecida socialmente. A tua vida está em questão por isso demora o tempo que for necessário - faz as coisas a pensar em ti e apenas quando estiveres pronto.

Assumires-te perante ti próprio



Para alguma pessoas o processo de aceitar que é homossexual é algo completamente natural, por estarem num ambiente familiar que trata estas questões com naturalidade, mas para outros o processo pode levar vários anos (precisamente porque todo o seu processo de educação foi formatado na heteronormatividade). Alguns de nós provavelmente tiveram a esperança de que estes sentimentos fossem "só uma fase". Com o tempo apercebemo-nos que estes sentimentos não são só uma fase e que temos de encontrar uma forma de os aceitar e lidar com o facto de que nos sentimos sexualmente atraídos por membros do nosso próprio sexo.

Esta conclusão é a primeira etapa para uma pessoa ser abertamente homossexual. Não há nenhuma regra rígida e simples em relação a quando é que se atinge este ponto. Com alguns dá-se na adolescência, para outros pode acontecer muito mais tarde na vida.

Algumas pessoas descrevem esta altura de aceitar a sua sexualidade como se estivessem numa montanha russa. Um dia sentem-se felizes e confiantes e prontos para contar a todos; no dia seguinte sentem-se confusos, apavorados e aliviados por não terem contado a ninguém. Tu podes querer falar a alguém que compreenda como é que isto é. Na página de informações adicionais tens algumas das organizações e páginas na internet onde podes obter apoio adicional.

Então, ainda te queres assumir?



Esta é uma altura de dar cabo dos nervos - o medo da rejeição é provavelmente imenso. Leva em consideração que há muitas maneiras de dizer a alguém que és homossexual.

Pode ser útil perguntares a ti próprio algumas das perguntas que surgem mais à frente neste guia, já que é mais do que provável que outros façam a ti a determinada altura. Não ensaies as respostas mas pensa nos teus motivos - isso tornar-te-á a ti e às tuas discussões mais fortes e seguras.
 
Apoio

Assumir-me?

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal