Pesquisa:
 

Domingo, 31 Maio 2009 09:21

TURQUIA
Mulher transexual processa polícias



Na noite de 5 de Junho de 2007, Esmeray, mulher transexual, quando se dirigia a casa foi parada por dois polícias frente à esquadra policial de Beyoğlu, nos arredores de Taksim's Tarlabaşı. Um deles esmurrou-a e ela caiu, momento em que os dois lhe bateram. Depois do ataque, Esmeray deu uma conferência de imprensa e a 7 de Junho fez queixa formal. Demorou mais de um ano para que a acusação aos dois polícias se iniciasse.


A 28 de Maio deste ano deu-se a segunda audição a este caso em que uma mulher trans processa dois elementos da polícia turca, Mustafa Muhammet Çırakoğlu e Ceyhun Güvem.

A audição ocorreu no 2º juízo criminal de Beyoğlu, onde ela afirmou que desejava que este caso estabelecesse um precedente contra a violência diária exercida contra transexuais e travestis. Nenhum dos acusados esteve presente, Çırakoğlu por já ter prestado declarações na primeira audiência e Güvem por ter sido transferido e não ter informado a justiça da sua nova morada. O juiz adiou a audiência para 8 de Julho.

Esmeray tem esperança que o seu exemplo incite outras a terem a mesma atitude, afirmando ainda que "muitas das minhas amigas transexuais e travestis, que são forçadas a sobreviver do trabalho sexual, sofrem violência policial quase diariamente. No entanto, têm muito medo para se queixarem". O advogado Meriç Eyüboğlu disse que o caso não era somente de violência policial, mas agravado pelo facto da identidade de género de Esmeray ter provocado um aumento dessa mesma violência.

Estiveram presentes na audiência Esra Aşan da Feminist Women's Environment, Özlem Molla da Socialist Feminist Collective, Bora Bengisu da LambdaIstanbul, e Esen Özdemir e Mehmet Atak da organização feminista Amargi.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal