Pesquisa:
 

Segunda-feira, 27 Abril 2009 10:51

AUSTRÁLIA
Transfobia lesbiana



Uma mulher transexual lésbica australiana perdeu na justiça um processo contra a organização da Sappho's Party, uma festa só para mulheres, onde tinha sido impedida de entrar devido à sua condição de transexualidade. A Drª Tracie O'Keefe viu o Equal Opportunity Tribunal dizer que a organização do evento exclusivamente lésbico tinha o direito de recusar a sua entrada.


Numa carta escrita em 2005 à organização, depois de ver um flyer anunciando a festa, a psicoterapêuta afirmava: "Sou alguém que tem vivido como mulher há 35 anos e tanto em Inglaterra, o meu país de origem, como na Austrália, o meu país adoptivo, sou legalmente uma mulher". Ainda disse: "Embora inicialmente tenha sido criada como rapaz, vivo como mulher desde os 15 anos, ainda legalmente uma jovem, portanto também fui criada como mulher. Gostaria de ir ao vosso evento com a minha companheira desde há 12 anos".

Mas como resposta teve uma recusa: "...este evento é organizado especificamente para lésbicas que foram educadas como mulheres desde que nasceram e que têm a necessidade de se encontrarem como um grupo específico" afirmou a organização, continuando "a nossa intenção é uma acção afirmativa para este grupo. Portanto a sua participação não é apropriada".

Os juízes concordaram que a Drª O'Keefe foi efectivamente discriminada, mas que como a festa era privada não houve ilegalidade nenhuma. Só um juiz afirmou que a festa era um evento público.

Um caso de transfobia vindo de onde menos se espera, as nossas aliadas L, da suposta comunidade LGBTT.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal