Pesquisa:
 

Quinta-feira, 18 Junho 2009 03:53

CHINA
Corrigir o corpo com chinesices



Corrigir-se o corpo de forma a que fique o mais concordante possível com a própria identidade de género, ou seja, fazer-se a CRS, na China é uma complicação, porque a nova regulamentação do Ministério da Saúde para aprovar o pedido requer que a pessoa seja solteira (a mesma estupidez é exigida em Portugal, onde se uma pessoa transexual seja casada é forçada a divorciar-se ou o processo clínico não é feito) e tenha um registo criminal limpo (não se descortina o que tem a ver o registo criminal com a transexualidade).


Segundo o jornal Global Times, na China há cerca de um milhar de transexuais, e Pequim decidiu aumentar as condições para a mudança do sexo.

Entre as novas exigências está a obrigatoriedade de demonstrar que se viveu com uma pessoa do sexo oposto durante, pelo menos, dois anos, (ou seja, ao contrário dos países ocidentais, que associam a transexualidade à homossexualidade, a China associa-a à heterossexualidade, indiferentes à orientação sexual de cada um, tanto num caso como no outro) e ter-se demonstrado uma inabalável vontade de realizar a operação por pelo menos cinco anos (exageradamente longo este tempo de espera).

Do mesmo modo, o Governo exige a certificação de se ter frequentado um ano de terapia psicológica e de um compromisso por parte da polícia para emitir um novo cartão de identidade para a pessoa após a operação. (se o processo clínico demora um ano, como se prova ter a vontade de fazer a cirurgia durante cinco anos?)

O Ministério publicou o regulamento no seu site para reunir e estudar as opiniões das autoridades locais neste contexto, o que se prolongará até 10 de Julho.

Porta-vozes do ministério contactados telefonicamente recusaram comentar a evolução na legislação transexual.

A legislação afecta também os serviços médicos a que o doente pode recorrer se desejar a cirurgia. Só o poderão fazer em hospitais que tenham um "Comité de Ética" para avaliar os requerimentos e um serviço de cirurgia, com mais de cinco anos de experiência em intervenções cirúrgicas desta natureza.

O governo comunista da China tem sido sempre muito relutante em reconhecer homossexuais e transexuais, embora na semana passada as associações homossexuais do país tenham realizado pela primeira vez um evento do Orgulho Gay em Xangai para reivindicar o "primeiro passo em direção a algo maior."

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal