Pesquisa:
 

Quinta-feira, 31 Janeiro 2013 22:40

EUA
Escuteiros ponderam aceitar pessoas abertamente homossexuais



As pessoas homossexuais não podem ser escuteiros, esta é a discussão que se apresenta numa instituição de convicções conservadoras tradicionalistas.


Os escuteiros são uma organização plena de tradições e conservadorismo, onde a vivência de pessoas homossexuais foi sempre silenciosa, pelo menos até agora.

Patentes mais elevadas nos escuteiros querem garantir a proibição de pessoas homossexuais, enquanto outra parte dos escuteiros mais progressista, onde se incluem líderes abertamente homossexuais, acham que a orientação sexual dos “lobitos” não deve ser impedimento.

“Boys Scout of America” (BSA) enfrentam por isso um debate marcado pelo conservadorismo da organização e de alguns pais, e pelo avançar dos tempos mais progressista reflexo de uma sociedade que evoluiu e é hoje multicultural, e que não vê razão para avançar com a proibição do acesso de pessoas como uma orientação sexual que não a heterossexual.

Dois pontos são apresentados contra. A decisão do Supremo Tribunal em 2000 que deu o direito de a BSA recusar a admissão de pessoas homossexuais. O segundo ponto prende-se com o fato de nos últimos anos se ter tornado público os abusos sexuais, que tem levado a que vitimas e pais digam que a instituição está blindada de predadores, que mancharam a reputação da instituição conhecida desde sempre como protectora da juventude.

Do lado do apoio há as pessoas que defendem que ao excluir pessoas exclusivamente pela sua orientação sexual os BSA estão não só a discriminar crianças mas também pessoas que poderiam potencialmente ajudar na formação em geral dos jovens. E há muitas famílias que começam a ver a situação do outro lado: são cada vez mais os que, embora tenham filhos e filhas nos escuteiros, falam abertamente contra a proibição e o seu desfasamento com a realidade. O debate aqueceu ainda mais quando o jovem Ryan Andresen de 18 anos viu recusado o seu pedido para ser um Eagle Scout por ser homossexual. Isto mesmo depois de Ryan ter dedicado horas incontáveis pelos escuteiros desde os seus 12 anos e cumprir todos os requisitos formais para receber o título. A petição online de apoio ao escuteiro está perto das 500'000 assinaturas e disponível em: www.chn.ge/PfrdfU.

Marcadores/Tags:

#eua #gay #tribunais ano 2013

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal