Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 2 Fevereiro 2013 17:26

FRANÇA
Artigo essencial para a Igualdade no Casamento aprovado na Assembleia Nacional



A Assembleia Nacional aprovou este sábado de manhã a seção 1 do projeto de lei para a igualdade no casamento com 249 votos a favor contra 97.


Como esperado os deputados socialistas, ambientalistas, da esquerda radical e da Frente da Esquerda votaram a favor. Os deputados do UMP e a maioria dos deputados centristas votaram contra.

"Estamos satisfeitos e orgulhosos de chegar a esta primeira etapa, congratulou-se o ministro da Justiça, Christiane Taubira. Vamos estabelecer a liberdade para todos e cada um de escolher o seu parceiro para construir um futuro comum (...). Não havia nenhuma razão para que o Estado também não garantisse a protecção do casamento (aos casais homossexuais). "

Para a UMP, Philippe Gosselin lamentou que "o governo está empenhado numa visão de sociedade que nós não queremos. Hoje, temos o casamento, a adoção, amanhã será a PMA (procriação medicamente assistida) e a questão da barriga de aluguer" disse.

Antes a votação os deputados debateram acerrimamente a questão de permitir ou não o casamento de estrangeiros nas situações em que o país de origem não reconhece este direito. A oposição defendeu que permitir tal situação poderia levar a um "turismo nupcial".

Mas o artigo passou com a abertura do casamento também nestes casos.

O debate e votações da nova lei continuarão durante as próximas semanas com a votação final marcada para 12 de Fevereiro.

Segundo as últimas sondagens a igualdade no casamento tem o apoio de cerca de 60% dos franceses mas apenas pouco mais de 50% apoiam a adopção por casais de gays e lésbicas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal