Pesquisa:
 

Sexta-feira, 30 Novembro 2012 00:18

EUA
Igualdade no casamento chega ao Supremo



Casamento entre pessoas do mesmo sexo vai esta sexta-feira ao Supremo Tribunal quando os nove juízes reunirem como habitual, desta feita para determinar se existe direito fundamental sobre o acesso ao casamento para todos.


A proposição 8 é a questão, a mesma que gerou polémica em 2008, mas também a questão que dividiu o tribunal de apelações e que derrubou a “prop 8” e que os juízes declararam que a medida "não serve para nada, excepto diminuir a dignidade humana das pessoas LGBT".

A questão não foi esquecida pelas pessoas que apoiam a Proposition 8, e que tem pressionado o Supremo no sentido de este não assumir o caso.

Nos últimos anos diversos estados, 31 para ser mais exato, alteraram as suas leis para proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sendo Carolina do Norte o exemplo mais recente.

Mas há boas notícias: na votação de novembro desde anos os eleitores do Minnesota derrotaram uma proposta que pretendia consagrar a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado e o estado de Washington aprovou a igualdade no casamento tal como o Maine e Maryland.

A história do EUA mostra que os tribunais já decidiram outras alterações ao casamento, como a celebrada em 1967, altura que - por decisão dos tribunais - foram abolidas as limitações sobre os casamentos inter-raciais.

Analistas acreditam que a altura dos tribunais terminarem com esta discriminação está para breve, só não sabem dizer se o princípio do fim poderá acontecer na reunião do Supremo desta sexta-feira.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal