Pesquisa:
 

Quinta-feira, 30 Agosto 2018 15:12

PORTUGAL
Ponta Delgada volta a ter evento Pride já este sábado



Após uma pausa, os Açores voltam a ter um evento de grande visibilidade LGBT+


O PortugalGay.pt falou com a organização desta edição que explicou a dinâmica deste evento. A cidade já tinha tido marchas LGBT+, durante três anos seguidos, há cerca de cinco anos. A nova organização Ponta Delgada LGBT veio agora recuperar o evento.

Objetivos

Com este evento, o Ponta Delgada LGBT tem três objetivos principais: mostrar à comunidade em geral de que o facto de alguém ter orientações sexuais diferentes das outras pessoas, não muda em nada o seu contributo contributo à comunidade; mostrar à cidade de Ponta Delgada que os LGBT estão aqui e prontos para lutar por uma cidade e por uma região que lute em prol da igualdade e pela comunidade; despertar ainda mais as pessoas para a luta contra a homofobia, transfobia e desigualdades sociais e humanas.

Ser LGBT nos Açores

Segundo a organização ser LGBT+ nos Açores, e mais especificamente em Ponta Delgada, ainda é relativamente complicado. Como são 9 ilhas muito pequenas, as pessoas têm tendência a olhar com reprovação para as outras que tenham vidas diferentes daquelas que são consideradas as "convencionais", mas já conseguem detetar uma maior abertura da população para a comunidade LGBT+. É curioso que, em Ponta Delgada, por exemplo, que é a maior cidade da Região Autónoma dos Açores, e a mais desenvolvida, haja ainda alguma recusa à comunidade LGBT e episódios de preconceito e violência (embora muito raros) mas se formos por exemplo, a Vilas, na ilha de São Miguel, fora da cidade de Ponta Delgada, as pessoas conseguem aceitar mais facilmente e respeitar as diferenças das outras pessoas.

E como está a ser recebido este novo evento?

Há um interesse substancial pelo evento, por parte da comunidade LGBT+ local, e também há muitas outras pessoas que falam, que estão curiosas acerca do evento. Mas ainda há uma relutância por parte da comunidade LGBT+ em participar na marcha, pois ainda há muito o medo de exposição, etc., devido ao facto de "vivermos em nove bolhas".

E este sábado, o que esperam na marcha?

A Ponta Delgada LGBT espera ter uma boa aderência da população à marcha, mas também há alguma apreensão relativamente ao número de pessoas que iram participar. Há diversos tipos de apoios, instituições como a APAV, a Associação Abraço, a ILGA Portugal, a UMAR, o partido PAN - Pessoas, Animais e Natureza, o Bloco de Esquerda e a Associação Novo Dia - CIPA estarão presentes na Marcha, assim como muitas outras organizações.

Onde, Quanto, Como?

O evento é aberto a todas as pessoas, dia 1 de Setembro o ponto de encontro é no Tentorium das Portas do Mar, pelas 16:00.

PORTUGAL: Ponta Delgada volta a ter evento Pride já este sábado

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal