Pesquisa:
 

Sábado, 28 Junho 2008 23:45

PORTUGAL
Associações de mulheres querem igualdade



A organizadora do Congresso Feminino 2008 apelou este sábado ao Governo para que «dê a mesma voz e reconhecimento» às associações feministas «que dá às associações de juventude e Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS)».


«Este congresso apela às feministas para que mantenham o entusiasmo demonstrado durante estes três dias. Apelo ainda ao Governo para que dê a mesma voz e reconhecimento às feministas que dá às associações de juventude, IPSS, etc», declarou Salomé Coelho no encerramento do evento, que arrancou quinta-feira.

No dia em que se completaram 80 anos sobre a realização do II Congresso Feminista Português, o encerramento desta 3ª edição foi realizado na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, com a presença de vários convidados, entre eles, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão.

Jorge Lacão, que falou na sessão de encerramento, declarou que Portugal tem «ainda que andar muito para consagrar na prática o que já está consagrado na lei» no que respeita à igualdade de género, mostrando a convicção que existe «ainda muita gente com medo da igualdade das mulheres».

O secretário de Estado afirmou ainda que o Governo tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam para promover a igualdade de género.

O alargamento da licença de paternidade, incentivos fiscais e monetários ao empreendedorismo feminino e a garantia de que a violência doméstica continua a ser considerada juridicamente como crime público, alargando ainda este tipo de qualificação para a violência psicológica entre os vários tipos de relações sentimentais, foram algumas das medidas referidas por Jorge Lacão.

Durante a cerimónia de encerramento foi ainda anunciado o início de uma petição on-line que será colocada no site da União Alternativa e Resposta (UMAR) contra uma medida do Ministério da Educação de Cabo Verde que estará a proibir as alunas do ensino secundária que engravidem de frequentar as aulas.

O Congresso terminou com a organizadora Salomé Coelho a manifestar «satisfação» e com a garantia de que «a luta é para continuar», com a realização de congressos «em breve».

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal