Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 28 Junho 2008 10:30

PORTUGAL
Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa é Hoje



As mais importantes cidades do mundo organizam anualmente um evento do Orgulho, não apenas com o objectivo de relembrar e celebrar o dia 28 de Junho de 1969 (data em que, na cidade de Nova Iorque, EUA, no bar Stone Wall Inn, homossexuais, travestis e transexuais resistiram publicamente, pela primeira vez na história, à discriminação e à violência), mas também como oportunidade de chamar a atenção para os preconceitos existentes na sociedade, bem como ajudar a ultrapassar os efeitos da discriminação.


Também em Portugal este evento é celebrado. A 9ª Marcha do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero de Lisboa realiza-se hoje. Com concentração às 16h no Jardim do Príncipe Real, a Marcha percorrerá a Rua de São Pedro de Alcântara, passando pelo Largo Trindade Coelho, pela Rua Nova da Trindade, pela Rua Garrett, seguindo depois para a Rua do Carmo, Rua do Ouro e finalmente para a Praça do Comércio onde terminará.

Esta manifestação de diversidade e visibilidade das pessoas LGBT é organizada por diversos colectivos e associações: "Associação Cultural Janela Indiscreta", "Associação ILGA Portugal", "não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais" e "Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia". Este ano contamos, pela primeira vez, com a participação na organização da APF – Associação para o Planeamento da Família, dos Médicos Pela Escolha e do SOS Racismo.

O Manifesto, a lista de subscrições, vários depoimentos e informação variada está disponível no blog da Marcha, em www.marchalgbt2008.blogspot.com .

Depois da marcha terá lugar na Praça do Comércio o Arraial Pride organizado pela Associação ILGA Portugal e que continuará noite fora.

Na cidade do Porto as comemorações acontecem no dia 12 de Julho com a 3ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto sob o lema "Igualdade é essencial, educar é fundamental!", toda a informação está disponível em: www.orgulhoporto.org . À noite acontece a 8ª edição da festa Porto Pride no Teatro Sá da Bandeira. Site oficieal em: www.portopride.org .

Toda a informação sobre estes eventos em: www.portugalpride.org .

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal