Pesquisa:
 

Domingo, 28 Junho 2015 21:23

TURQUIA
Repressão policial da marcha do orgulho LGBT



Em dez anos Istambul passou de trinta pessoas numa tímida marcha para cerca de cinquenta mil, mas que foi supreendemente atacada este ano pelas forças policiais.


A 13ª terceira marcha do orgulho LGBT da Turquia foi abruptamente interrompida pelas autoridades que com canhões de água dispersaram os militantes aos milhares que se preparavam para marchar. Uma imagem difundida no Twitter mostra um militante a acenar com uma pequena bandeira do arco-íris para um autotanque antimotim a ser lançado no ar quando o canhão de água o atinge.

A marcha do orgulho LGBTI de Istambul é a maior marcha pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros realizada no mundo árabe. A organização diz que “as pessoas acreditam num mundo livre, e convidamos as pessoas a pegar em frigideiras e testos e panelas, e no que lhes vier à mão para fazerem barulho”

Empurrados da praça Taksim com canhões de água, gás lacrimogéneo e balas de borracha, uma parte dos participantes reagruparam-se depois na praça Cihangir que em turco quer dizer “conquistador”. Os organizadores dizem que vieram para ficar: “estamos aqui, acostume-se com isso, não vamos embora, o amor vence”.

Não há de momento relatos oficiais de prisões ou de feridos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal