Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 4 Julho 2015 23:47

PORTUGAL
10ª edição da Marcha do Orgulho LGBT no Porto



A marcha deste ano deu destaque à violência doméstica, reunindo centenas de pessoas.


Centenas de pessoas aguardavam debaixo da sombra das árvores enquanto outros numa azáfama normal de quem organiza estas coisas. A polícia sempre cordial previne que está na hora pede que se organizem e assim dá-se início à 10ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto.

Não haverá memória de ver o viaduto Gonçalo Cristovão tão repleto de energia e cor esta se não foi a maior marcha do orgulho na cidade do Porto andou lá perto, mais de cinco centenas percorreram as ruas do Porto entre a Praça da Republica, Stª Catarina, Passos Manuel com término na Avenida dos Aliados bem junto à fonte.

A luta pelos direitos LGBT faz-se em várias frentes e a meio da rua Stª Catarina dois casais de italianos exibiam uns pequenos papéis com um arco-iris onde se podia ler “Just Married”. Aperaltados como manda a ocasião foram acarinhados por todos e também pelos vários fotógrafos. E acompanharam a marcha que também era deles: no final não deixaram de agradecer o carinho e o fato de poderem ter casado no nosso país e irem voltar a casa com as suas certidões dar um passo em frente nos tribunais pelos direitos LGBT em Itália.

Eram muitos os jovens e as caras novas que em roda da bandeira LGBT escutaram a leitura do manifesto e a intervenções das diferentes estruturas organizativas e de apoio, ninguém arredou pé até se dizer, “até 2016”.

Mas a festa continua hoje durante todo o dia... após a marcha diversos participantes foram ao espaço contrabando, descansar, sorrir, partilhar a alegria de dever cumprido, o dever da cidadania. Houve ainda uma performance e aproveitou-se também para jantar por ali.

Mas a organização não esqueceu o resto da noite e termina as festividades no Armazém do Chá com a colaboração de dois DJs que graciosamente vão por música: são eles o DJ Pau e a DJ Mariza, e juntos vão animar a festa quem sabe até ser dia.

Entretanto podem ver a foto-reportagem e esperamos vermos-nos para o ano no Porto.

PORTUGAL: 10ª edição da Marcha do Orgulho LGBT no Porto

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal