Pesquisa:
 

Quinta-feira, 28 Janeiro 2010 01:49

MÉXICO
O clero não representa “nem a sua mãe”



Ontem numa declaração polémica, o investigador Roberto Blancarte, disse que não é justo ou serio que as hierarquias da Igreja falem em nome do povo. Num país laico e democrático a soberania reside nos cidadãos através dos seus representantes populares.


O título da notícia lia-se: El clero no representa “ni a su mamá”

Este titulo vem das declarações proferidas pelo Dr Blancart durante um fórum organizado pelo Partido da Revolução Democrática.

Blancart disse que as autoridades têm recorrido às autoridades eclesiásticas porque o México está a ultrapassar uma crise de representação democrática. E continua dizendo que a Igreja não representa nem a sua mãe, pois falta-lhes a legitimidade que só o povo lhes pode dar nas urnas. É a classe política que está a dar poder ao clero, e por isso os defensores da igualdade, da liberdade e de um Estado Laico, devem pedir contas é aos políticos, aos deputados e senadores.

Ainda segundo este especialista, Dr Blancart, diz ser absurdo que a Igreja concentre os seus argumentos contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e sua capacidade de adoptar. Se a Igreja Católica ainda detivesse o poder que tinha há três séculos atrás ninguém teria acesso a contraceptivos, preservativos, ou a pílula do dia seguinte.

Apoiando esta tese, o sociólogo Bernardo Barranco Villafan alertou que a lei anti-aborto aprovada em 18 estados é um sinal regressivo, e os actores políticos não estiveram à altura.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal