Pesquisa:
 

Sexta-feira, 27 Setembro 2019 09:33

CINEMA
Diário Queer Lisboa (Parte 1) - Sócrates



Mais uma vez vou repartir a minha visão do dia de hoje do Queer Lisboa 2019 em duas partes, começando pelo filme de Alexandre Moratto


Nesta primeira parte uma referência à primeira de duas exibições da secção “In My Shorts”, composta por curtas metragens apresentadas por alunos da escolas de cinema europeias, e pelo que vi hoje nos seis filmes apresentados, bem mais interessante que a secção de Curtas, a que ontem me referi em jeito de balanço. Permito-me distinguir entre elas a curta de animação vinda da Dinamarca – “Tom Has a Plant”, deveras interessante.

No final da tarde vi mais um filme candidato ao prémio da melhor longa metragem, mais um filme da forte selecção de filmes brasileiros neste festival.

Trata-se de “Sócrates”, um filme realizado por Alexandre Moratto, um drama passado na cidade portuária de Santos e que nos fala de orfandade.

Orfandade não só real, pois o protagonista, Sócrates, de 15 anos perde a sua mãe e vê-se sozinho perante um mundo hostil, que lhe vai fechando todas as portas. Tudo tenta, desde qualquer trabalho, ao apoio de um rapaz com quem descobre a sua sexualidade, o pai que é preconceituoso com ele, a prostituição, mas tudo e todos falham…

Sentindo-se só, absolutamente só, leva consigo as cinzas da mãe e lança-se ao oceano. Mas num último momento, retrocede, espalha as cinzas na praia e vai continuar a procurar…

É neste aspecto um filme incompleto, não resolvido e nem sequer nos mostra algum sinal de esperança – um filme bom, mas muito triste, com uma interpretação muito boa de Christian Malheiros.

ver também...

2ª parte do diário de hoje

CINEMA: Diário Queer Lisboa (Parte 1) - Sócrates

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal