Pesquisa:
 

Quinta-feira, 26 Setembro 2019 09:34

CINEMA
Diário Queer Lisboa - Memories of My Body



O destaque do dia de hoje no Queer Lisboa 2019 vai para o filme indonésio do realizador Garin Nugroho.


Memories of My Body está também em competição na secção das longas metragens foi uma agradável surpresa.

Fala-nos da vida de Juno um jovem habitante da ilha de Java em quatro fases da sua vida – em criança quando é abandonado pelo pai e é introduzido numa companhia de dança tradicional, na adolescência quando trabalhando com um tio alfaiate e se apaixona por um jovem pugilista de quem é assistente e depois já como adulto reencontra a dança tradicional mas também encontra a violência, num encontro do filme com a realidade política do país, logo após a queda de Suharto.

É um filme ao mesmo tempo poético e cativante de uma pessoa que vai descobrindo o seu corpo e a sua sexualidade.

Um outro filme que vi hoje foi mais um documentário, argentino, realizado por Agustina Comedi – "El Silencio Es un Cuerpo que Cae", e no qual, através de uma frase que soube mais tarde o seu pai teria dito no dia em que ela nasceu, que com o seu nascimento se apagava parte da sua vida.

Ela sempre conheceu o pai com uma máquina de filmar na mão e tem registos dessas filmagens desde que o pai casou com a sua mãe aos quarenta anos.

Mas a busca da razão dessa frase leva-a a encontrar filmagens do pai ainda solteiro e da sua vida dupla, calada, com envolvimentos sexuais nomeadamente com um amigo que manteve anos a fio…

É essa descoberta progressiva dos anos anteriores ao seu nascimento, não só no campo da homossexualidade mas também na acção política que ela vai fazendo até ter o retrato completo do seu pai.

É uma primeira obra, naturalmente muito pessoal, baseada em gravações obviamente artesanais, de fraca qualidade, mas suficientemente válidas para essa descoberta.

Finalmente umas palavras para as Curtas 4 que hoje fecharam a competição das curtas metragens e que aproveito para fazer um breve balanço dos filmes a concurso nesta secção.

Foram apresentados no total 22 filmes, dos quais vi 16…apenas não vi os 6 filmes das Curtas 2, e o balanço é francamente negativo.

Hoje nas cinco curtas apresentadas apenas um filme búlgaro e um filme brasileiro escaparam ao caos das restantes, das seis apresentadas ontem e de duas do Curtas 1.

Quando falo em caos, é porque o que vi são filmes desconexos sem qualquer sentido, vivendo de um experimentalismo que poucos ou nenhuns entendem e de vivências que interessam a um número mínimo de pessoas.

Não sei qual foi a ideia que presidiu à escolha desta selecção de filmes, e mesmo que por hipótese os melhores filmes estivessem todos na sessão que eu não vi, aquilo que vi é mais que suficiente para este reparo, pois esta competição tem sido ao longo dos festivais, uma das que o público mais apreciava. E sei que não estou sozinho nesta minha apreciação negativa, não é um caso de insuficiência cultural da minha parte para “entender” a mensagem que foi feita passar. Antes fosse…

E para hoje, quarta-feira, ainda temos...

17:15 Socrates de Alexandre Moratto / Longa-Metragem: 71 min. / Descoberta da Sexualidade, Gay, Juventude, Relacionamento

19:15 In my Shorts com "Pink", "Isha", "I, Bloom", "I Am a Believer", "Constanza", e "Tom has a Plant"

22:00 Golpe de Sol de Vicente Alves do Ó / Longa-Metragem: 92 min. / Amizade, Gay, Hetero, Relacionamento

e muito mais...

CINEMA: Diário Queer Lisboa - Memories of My Body

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal