Pesquisa:
 

Quinta-feira, 27 Julho 2017 11:11

SAÚDE
Genérico para PrEP lançado em França



O laboratório americano Mylan anunciou esta quarta-feira que irá lançar em França um genérico do Truvada para tratamento preventivo contra o VIH, após a obtenção da autorização para o mercado da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).


O medicamento emtricitabina/tenofovir disoproxil em caixas de 30 comprimidos é "indicado em combinação com outros anti-retrovirais para o tratamento de adultos infectados com o VIH-1", lê-se no comunicado. É também "indicado para prevenção, para reduzir o risco de infecção por VIH-1 por via sexual entre adultos de alto risco de contaminação."

Mais três laboratórios obtiveram autorizações da agência nacional francesa para comercializarem o Truvada genérico: Biogaran (Servier), EG Pharma e Zentiva (Sanofi).

De acordo com a Mylan, o Truvada, uma combinação de anti-retrovirais do norte-americano Gilead, é o tratamento mais utilizado na Europa hoje em dia, com "mais de um quarto dos pacientes" a utilizá-lo na Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha.

Para as pessoas de "alto risco" de transmissão do VIH, o medicamento pode ser prescrito no hospital, ou em alguns centros especializados. A forma mais comum do tratamento como prevenção consiste na toma diária do medicamento Truvada sob controlo médico regular.

Portugal atrasado

O Truvada foi autorizado para tratamento preventivo desde 2012 nos Estados Unidos e, desde 2015, em França, com comparticipação a 100%... em Portugal as autoridades tem demonstrado vontade em autorizar o tratamento mas ainda sem nenhum resultado prático.

SAÚDE: Genérico para PrEP lançado em França

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal