Pesquisa:
 

Domingo, 26 Novembro 2006 21:14

PORTUGAL
Mário Cesariny 1923 - 2006



Morreu Mário Cesariny, o autor do poema “Autografia”, e personagem do documentário com o mesmo nome exibido na oitava edição do Festival de Cinema Gay Lésbico de Lisboa, estávamos no ano de 2004, e Mário Cesariny contava com 81 anos.


MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS nasceu no dia 9 de Agosto de 1923 em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça... Considerado representante máximo do surrealismo em Portugal, o seu encontro com André Breton (1947) é um marco no desenvolvimento do seu trabalho literário. Após fazer parte do Grupo Surrealista de Lisboa, e ter-se desentendido com as suas linhas orientadoras, ele mesmo funda o “Grupo Surrealista Dissidente”. Durante a sua vida esteve sempre rodeado de arte, foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, e também pintor. Em 2004 Miguel Gonçalves Mendes, apresenta um documentário realizado a partir do poema “Autografia”.

Mário Cesariny de Vasconcelos, entre muitas coisas que foi na vida, era também um homem que amava outros homens e que viveu o seu tempo com irreverência, mas sempre consciente da tacanhice do seu país.

Mais informações sobre o filme autobiografia em: www.portugalgay.pt/lxfilmfest/2004/prog2.asp?t=Autografia .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal