Pesquisa:
 

Quarta-feira, 22 Novembro 2006 22:57

SIDA
Infecções por via homossexual crescem 68 por cento em Portugal entre 2001 e 2005



Apesar do sucesso de Portugal na prevenção de novos casos de HIV entre toxicodependentes, a infecção com o vírus da sida cresceu mais de dois terços entre a comunidade homossexual em quatro anos, alerta o relatório da ONUSida.


O número de diagnósticos positivos entre os homossexuais portugueses subiu 68 por cento no ano passado em relação a 2001. A tendência de novas infecções neste grupo populacional - que representa cerca de 11 por cento dos casos de HIV no país - é visível noutros Estados europeus, como a Holanda, a Suíça ou a Bélgica. Esta subida, que tem sido acompanhada em vários países pelo aumento de outras doenças sexualmente transmissíveis, leva o organismo das Nações Unidas a alertar para a necessidade de fortalecer os programas de prevenção e tratamento.

Portugal é apontado como um exemplo na prevenção de novas infecções entre a comunidade toxicodependente. O número de novos casos de HIV em consumidores de drogas injectáveis caiu um terço (31 por cento) entre 2001 e 2005. Passaram de 1247 para 857 casos notificados, revela o estudo, que actualiza os dados do relatório divulgado em Maio.

Dados que, segundo o organismo das Nações Unidas, ilustram a "eficácia de programas de redução de danos entre os utilizadores de drogas injectáveis".

Os últimos dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, referentes a Junho deste ano, revelam que foram notificados no primeiro semestre 1173 casos de infecção com o vírus da sida. Os dados acumulados do organismo falam em 29.461 casos de HIV/sida no país. Um número aquém do adiantado em Maio pela ONUSida, que apontava para 32 mil casos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal