Pesquisa:
 

Quinta-feira, 26 Agosto 2010 11:21

BRASIL
Casal do mesmo sexo pode adotar filhos de qualquer idade



O Supremo Tribunal Federal anulou a decisão de um tribunal do Paraná que pretendia limitar a idade e sexo dos filhos adoptados por um casal de dois homens.


O casal que vive junto há 20 anos em Curitiba entrou na justiça para poder adoptar uma criança. No entanto o tribunal de primeira instância tinha declarado que só poderiam adotar meninas maiores de 10 anos.

O casal recorreu da decisão para o Tribunal de Justiça que considerou "inadmissível" a discriminação. Então o Ministério Público recorreu para o Supremo Tribunal Federal que veio agora confirmar a decisão do Tribunal de Justiça a favor da igualdade de tratamento na adoção dos casais.

"Delimitar o sexo e a idade da criança a ser adotada por um casal homoafetivo é transformar a sublime relação de filiação, sem vínculo biológico, em ato de caridade provido de obrigações sociais e totalmente desprovido de amor e comprometimento", pode ler-se na declaração do Tribunal.

A advogada do casal espera que esta decisão tenha implicações em futuras decisões judiciais sobre a questão noutros tribunais do país.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal