Pesquisa:
 

Domingo, 24 Setembro 2006 23:56

PORTUGAL
Festival de Cinema Gay e Lésbico distingue «Un año sin amor»



O filme «Un año sin amor», de Anahí Berneri, foi distinguido sábado como a melhor longa-metragem no 10º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, com um prémio de mil euros, anunciou a organização.


A longa-metragem argentina, exibida na estreia do festival, a 15 de Setembro, relata o percurso de um jovem escritor seropositivo, na sua procura de amor pelas ruas nocturnas e marginais de Buenos Aires.

O júri, constituído pela actriz Ana Zanatti, pelo produtor Daniel Chabannes e pelo director do Zinegoak - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Bilbau, Roberto Caston, justificou a escolha pela «qualidade técnica e artística, pelo rigor da realização e pela coragem com que aborda o tema da solidão nas pessoas que, de alguma forma, a sociedade marginaliza».

«Go West», de Ahmed Imamovic, (Bósnia-Herzegovina, 2005) recebeu uma menção honrosa.

O filme «foca de uma forma bastante universal os problemas sociais e políticos que levam à perseguição e à exclusão», segundo o júri.

«Au-Delà de la Haine», de Olivier Meyrou (França, 2005), foi eleito o melhor documentário, também com um prémio de mil euros.

Na opinião do júri que fez esta escolha (Manuela Ray, jornalista, João Pedro Rodrigues, realizador, e Luís Assis, actor e encenador), este documentário «apesar de focar a homofobia, ultrapassa os limites desta temática, apresentando o ódio como um fenómeno universal».

«Sendo o mais criativo e inventivo cinematograficamente, de entre todos os filmes em competição, é tão emotivo quanto uma obra ficcional e uma forma pouco habitual de usar o documentário», referiu o júri.

O prémio do público, no valor de 500 euros e decidido por votação à porta das salas, foi atribuído à curta-metragem de ficção «Hitchcocked», de David M. Young (EUA, 2005).

A atribuição dos prémios foi anunciada na cerimónia de encerramento do festival, no cinema São Jorge.

Nesta edição foram exibidos 114 filmes e realizados debates sobre homofobia, um tema escolhido pela organização para «denunciar a realidade em Portugal».

Este domingo serão exibidos os filmes premiados (longa-metragem, documentário e curta-metragem).

[Veja toda a programação em: www.portugalgay.pt/lxfilmfest/ ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal