Pesquisa:
 

Domingo, 23 Novembro 2014 09:35

GÂMBIA
Lei para prisão perpétua por atos homossexuais é assinada



O presidente da Gâmbia assinou um projeto de lei que prevê a prisão perpétua para alguns atos homossexuais, o mais recente país Africano a aplicar penas severas para a comunidade gay.


Uma cópia da legislação, que foi obtida pela Associated Press, indica que o presidente Yahya Jammeh assinou a lei em 9 de outubro, embora a mesma não tenha sido publicamente divulgada. Jammeh, um dos líderes anti-gay mais vocais da África, instruiu gays e lésbicas, em 2008, para deixar o país sob risco de decapitação.

Os legisladores aprovaram a legislação em agosto, provocando protestos de organizações, incluindo a Anistia Internacional e Human Rights Watch. A lei contém linguagem idêntica a um projeto de lei anti-gay assinado em lei em Uganda no início deste ano, mas mais tarde anulada por um tribunal, por razões processuais.

Criminaliza "homossexualidade agravada", que tem como alvo "criminosos em série" e as pessoas que vivem com VIH/SIDA. Os suspeitos também pode ser acusado de homossexualidade agravada por terem atos homossexuais com alguém menor de 18 anos, portadores de deficiência ou que tenha sido drogado. O termo também se aplica quando o suspeito é o pai ou responsável da outra pessoa ou é "autoridade sobre" ele ou ela.

As pessoas consideradas culpadas de homossexualidade agravada podem ser condenadas à prisão perpétua.

Entretanto a Amnistia Internacional tem divulgado informações sobre o país com relatos de torturas e ameaças de violação para forçar os detidos a "confessar" atos homossexuais ou para "denunciarem" homossexuais e lésbicas. Ainda na passada semana a Amnistia informou que um grupo de pelo menos quatro homens adultos, um rapaz de 17 anos e nove mulheres terão sido detidos por suspeita de cometerem atos homossexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal