Pesquisa:
 

Domingo, 23 Setembro 2012 13:12

PORTUGAL
Queer Lisboa 16 longas-metragens em destaque



O quarto dia do Queer Lisboa 16 traz até à sala Manoel de Oliveira dois fortes títulos da competição das longas-metragens. Da Bélgica “North Sea Texas”, de Bavo Defurne, e da Suécia chega “She Monkeys”, realizado por Lisa Aschan. O programa de competição de curtas e o Queer Art são outros dos pontos fortes do dia.


“North Sea Texas”, com exibição hoje às 17h15, relata uma pequena cidade costeira na Bélgica dos anos 70, onde o jovem Pim descobre a sua sexualidade com a chegada de Zoltan a sua casa. A primeira longa-metragem de Defurne, revela um belíssimo trabalho cenográfico que imerge na estética própria desta década. Num registo mais dramático, “She Monkeys”, exibido às 22h00, conta a história de atracção entre duas jovens praticantes de volteio. Uma relação que conhece progressivamente contornos mais macabros e surpreendentes.

O segundo programa da competição de curtas será amanhã apresentado, às 19h30, na Sala Manoel de Oliveira onde, entre outros, é exibido “Fratelli”, de Gabriel Abrantes e Alexandre Melo. A sessão conta com a presença de Alexandre Melo, que irá falar sobre a experiência de realizar e participar neste filme, bem como do actor Carloto Cotta.

“Fratelli” é uma adaptação livre do Prólogo da peça "A Fera Amansada", de William Shakespeare, falada com sotaque brasileiro da Baía e filmada na região de Lácio em Itália, e é mais uma prova do fulgor criativo do jovem realizador Gabriel Abrantes que tem marcado presença em vários festivais internacionais. Outros destaques deste programa são a curta australiana “The Wilding”, de Grant Scicluna, estreada na Berlinale este passado mês de Fevereiro, ou “Bleu Piscine”, produção francesa de Jean-Baptiste Becq, um poema visual à volta do corpo masculino.

Documentário “In Their Room”: Berlin no Queer Art

O Queer Art exibe amanhã à noite, na Sala 3, às 21h30, “In Their Room”: Berlin, do documentarista norte-americano Travis Mathews, um realizador cuja obra o Queer Lisboa 16 tem acompanhado de perto. Depois do enorme sucesso da primeira incursão pela cidade de São Francisco, em Berlim, Mathews explora de novo as tensões e a natureza circular entre intimidade e solidão, documentando um conjunto de berlinenses ao longo de um só dia.

A exibição do documentário é precedida de duas curtas-metragens, “I Want Your Love”, de Dotan Moreno, uma animação sobre temas do género e da sexualidade, e “Forbidden Cigarette”, de Christopher Westfall, um vídeo experimental sobre um desafio sexual auto-destrutivo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal