Pesquisa:
 

Sábado, 23 Junho 2007 10:32

PORTUGAL
Marcha gay pela igualdade de direitos em Lisboa



Lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT) vão concentrar-se hoje no Terreiro do Paço, praça emblemática de Lisboa, para manifestarem o seu "orgulho".


Sob o lema Igualdade de direitos: aqui e agora!, as reivindicações da oitava Marcha do Orgulho de Lisboa, voltam a concentrar-se no casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas insistindo também que os "casais de pessoas do mesmo sexo não podem continuar a ser automaticamente excluídos do acesso à adopção". "O Estado deve reconhecer que a parentalidade de gays ou de lésbicas já existe, por mais que a legislação em vigor tente negá-lo", sublinha o manifesto assinado pelas várias associações LGBT.

A par disto, Teresa Pires e Helena Paixão, o primeiro casal homossexual que iniciou um processo judicial alegando a inconstitucionalidade do regime vigente do casamento (só entre pessoas de sexo diferente), recorreu agora para o Tribunal Constitucional (TC), que deverá demorar, no máximo, meio ano a decidir.

Realçando que "a orientação sexual é a única das categorias enquadradas no Ano Europeu [da Igualdade de Oportunidades para Todos] que em Portugal ainda gera discriminação na própria lei", as associações LGBT condenam ainda a "discriminação institucional" que afasta os homossexuais masculinos da doação de sangue.

E reivindicam uma lei da identidade de género, à semelhança da espanhola, que facilite o processo de mudança de identidade dos transexuais. "Em Portugal, a alteração nos documentos está condicionada pela realização de uma operação cirúrgica de reatribuição de sexo pela qual se espera normalmente demasiados anos, situação que é agravada ainda pelo poder injustificável da Ordem dos Médicos na aprovação da cirurgia", descrevem.

Dos candidatos às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, apenas Helena Roseta e José Sá Fernandes já confirmaram a presença na marcha. Os deputados Pedro Nuno Santos (PS), Francisco Louçã e Helena Pinto (BE), bem como uma delegação da Juventude Comunista, vão participar no desfile.

Também estará presente Elza Pais, enquanto coordenadora da Estrutura de Missão do Ano Europeu. Convidado, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, comunicou que não irá por dificuldades de agenda.

Recorde-se que o PS remeteu para 2009 a discussão do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Parlamento.

[Adenda PortugalGay.PT:

Veja a foto reportagem em: www.portugalgay.pt/news/lisboa2007/ .

De tarde há a Marcha do Orgulho de Lisboa que arranca do Príncipe Real. Ao final do dia acontece o Arraial Pride no Terreio do Paço.

No Porto a marcha acontece em 7 de Julho de 2007, no mesmo dia do Porto Pride.

Mais informações em: www.portopride.org ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal