Pesquisa:
 

Quinta-feira, 21 Junho 2007 00:47

EUA
Assembleia de Nova Iorque aprova legalização de casamentos gay, Senado deve bloquear medida



A Assembleia Estadual de Nova Iorque aprovou esta quarta-feira, ao fim de três horas de debate e por 85 votos contra 61, a legalização dos casamentos gay no estado, escreve a Lusa.


No entanto, não se espera que a legislação, que tem o apoio do governador Eliot Spitzer, entre brevemente em vigor, dado que o Senado estadual, controlado pelos republicanos, não a irá sancionar.

Joseph Bruno, o líder da maioria no Senado, comentou que, «com toda a certeza, não vamos ter casamentos gay esta semana, nem este ano».

Ao iniciar o debate, o representante por Manhattan Daniel O`Donnell, irmão da apresentadora de televisão Rosie O`Donnell e ambos homossexuais, disse no plenário que as uniões civis que existem noutros estados não são o suficiente: «Não dão igualdade a pessoas como eu».

Mas não conseguiu convencer vários deputados.

O republicano Brian Kolb afirmou que não podia aceitar a legalização. Isto devido «ao que as freiras me ensinaram na instrução primária» e aos votos do seu casamento católico.

«Sinto-me ameaçado. Sinto-me maltratado. É um desafio directo para mim e para a minha educação», comentou.

O democrata Dov Hikind, democrata do Brooklyn que é judeu ortodoxo, avisou que a medida poderá levar a outras propostas que não poderá aceitar: «Talvez devessemos incluir o incesto na proposta de lei e resolvermos todas as questões de uma vez para sempre».

Mas outros, como a republicana Teresa Sayward, de Glens Falls, recorreram ao seu caso pessoal. No caso dela, o filho é gay e tem lutado toda a sua vida por ser considerado normal. «Consultemos os nossos corações e façamos o que é correcto», exortou ela.

No meio do debate, o democrata Matthew Titone, de Staten Island, agarrou no telemóvel e disse: «Tenho o meu companheiro ao telefone a perguntar-me se aceito casar com ele. A minha resposta é sim».

Nos Estados Unidos, os casamentos gay são legais apenas no Massachusetts. Outros estados, como a Califórnia, Vermont e Nova Jérsia, legalizaram as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal