Pesquisa:
 

Quarta-feira, 23 Maio 2018 11:21

PORTUGAL
Faro teve a sua primeira Marcha do Orgulho LGBTI



Organizada pela APF e pela Sê Mais, Sê Melhor com o apoio da MAPS e da Xis, saiu à rua a primeira Marcha e Arraial LGBTI do Algarve, mais precisamente em Faro.


Segundo os números da imprensa, 500 pessoas desfilaram entre a Rotunda do Liceu e o Largo da Madalena onde teve lugar o Arraial.

A APF – Associação para o Planeamento da Família, e a “Sê Mais, Sê Melhor” - Associação para a Promoção do Potencial Humano, são as principais organizadoras do evento, com o apoio daquela que é a primeira associação algravia dedicada às questões LGBT+: a Associação XIS – Grupo para a Promoção e Proteção dos Direitos LGBTI.

Convivas e espetadores viveram momentos de boa disposição e apoio, do lado de fora da marcha os aplausos, no Arraial os abraços e beijinhos partilhados entre que apoiava e quem organizou. Presentes também nomes conhecidos da região e não só como Margarida Flores, diretora regional do Instituto de Segurança Social, José Moreno, delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, e ainda, a título pessoal, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira e da AMAL, e João Fernandes, presidente eleito da Região de Turismo do Algarve. Em termos de partidos, PAN e Bloco de Esquerda também disseram “presente” e desta vez acompanhados do PCP, presença pouco habitual nestes eventos LGBT+.

Mas ao falar de Algarve e LGBT+ há um nome que se destaca: Linda Xénon, transformista, foi a madrinha deste marco histórico. Para o ano há mais em Faro, mas ainda em 2018 temos Vila Real, já no próximo sábado, dia 29, seguindo-se e junho e julho Braga, Lisboa, Angra do Heroísmo, Porto e também se fala da possibilidade de Viseu. Já em outubro é altura de ir à ilha da Madeira. A agenda dos eventos do orgulho 2018 em Portugal está disponível aqui.

Foto-galeria

No Facebook do PortugalGay.pt.

Vídeo

Vê a reportagem do site MaisAlgarve aqui:

PORTUGAL: Faro teve a sua primeira Marcha do Orgulho LGBTI

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal