Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 22 Maio 2018 10:37

AUSTRÁLIA
Arcebispo Philip Wilson culpado de esconder abusos sexuais de crianças



Um tribunal australiano considerou um arcebispo católico culpado de esconder abuso sexual de crianças nos anos 70.


O tribunal concluiu o Arcebispo Philip Wilson encobriu o abuso de meninos do altar por um colega padre pedófilo em New South Wales. Durante seu julgamento, ele negou ter sido informado sobre o abuso de algumas das vítimas.

Num comunicado Wilson disse que estava "obviamente desapontado" com o veredicto e consideraria suas opções legais. No mês passado, Wilson disse no tribunal de Newcastle que não tinha conhecimento das ações do padre James Fletcher, que ocorreram quando ele era um padre assistente em Maitland, a 130 km de Sydney. Fletcher foi posteriormente condenado por nove acusações de abuso sexual infantil em 2004 e morreu na prisão em 2006.

Uma de suas vítimas, Peter Creigh, disse ao tribunal que descreveu detalhadamente o abuso de Wilson em 1976, cinco anos depois dos acontecimentos. O tribunal rejeito as alegações de Wilson de não se recordava da conversa, consideraram Creigh uma testemunha confiável e concluíram que Philip Wilson ignorou a acusação pois "queria proteger a Igreja e sua reputação".

Outra vítima, que não foi identificada publicamente, disse ao tribunal que revelou o abuso no confessionário quando tinha 11 anos de idade. Na altura Wilson terá acusado o rapaz de mentiras e obrigou-o a recitar 10 Avé Marias como punição.

A pena só será conhecida em junho, mas poderá ir até dois anos de prisão

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal