Pesquisa:
 

Terça-feira, 23 Abril 2013 18:41

FRANÇA
Igualdade no casamento é aprovada



É o décimo quarto país a tornar o casamento civil uma realidade para casais do mesmo sexo, França rejubila de alegria, e em Junho deverão acontecer os primeiros enlaces.


Não foi um caminho fácil aquele que o governo de Hollande teve de percorrer para honrar o seu compromisso assumido em 2010 durante a campanha eleitoral.

A lei foi apresentada, depois teve de enfrentar mais de uma centena de ajustes apresentados pela oposição, num debate que nem sempre foi pacífico dentro e fora da assembleia.

Lá dentro passou-se rápido do murro na mesa para o murro literal na face, nunca visto antes nos muitos anos de democracia francesa.

Nas ruas as manifestações pró e contra sucederam-se e com a proximidade da votação de hoje os ataques homofóbicos quase que triplicaram, e ainda ontem o portugalgay.pt deu conhecimento de duas vítimas. Este debate levou mesmo a que o chefe da Assembleia Nacional fosse ameaçado por meio de um subscrito com pólvora e com uma mensagem que exigia a suspensão da votação de hoje.

Mas hoje o chefe da Assembleia Nacional, Claude Bartolone, alheio às ameaças disse: "depois de 136 horas e 46 minutos de debate, o parlamento aprovou o acesso ao casamento por casais do mesmo sexo".

O debate pode ainda enfrentar novos episódios, uma vez que a oposição já disse ter apresentado um desafio legal à medida.

Em contraponto a ministra da Justiça, Christiane Taubira, aponta o dia de hoje como um dia histórico para a França: "a lei concede novos direitos, está firmemente contra a discriminação e testemunha o respeito do nosso país para a instituição do casamento", disse Taubira em comunicado, onde adianta, "Esta lei abre os horizontes de muitos dos nossos cidadãos que tinham sido privados desses direitos”. É desta forma que o país da baguette e do croissant se junta ao outros países civilizados que garantem tratamento igual, pelo menos nesta secção, aos seus cidadãos.

A frase que poderá simbolizar esta batalha legal, é aquela que o presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, também ele homossexual, retirou de uma das manifestações e que hoje postou no seu twiter, e com a qual terminamos esta notícia: “As nossas famílias são mais bonitas que o vosso ódio”.

FRANÇA: Igualdade no casamento é aprovada

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal