Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 23 Setembro 2014 09:34

PORTUGAL
Queer Lisboa 18 - Destaques para esta Terça-feira



Yo Soy la Felicidad de Este Mundo será exibido hoje, a par de outros importantes títulos em competição, de entre os quais Atlántida, também na competição de Longas-Metragens, e The Rugby Player, na Competição de Documentários.


Julián Hernández é já uma presença conhecida no Queer Lisboa, tendo o seu monumental Rabioso Sol, Rabioso Cielo recebido uma menção honrosa do Júri na 13ª edição do Festival, em 2009. O Queer Lisboa 18 mostra as suas duas mais recentes obras: Nubes Flotantes, em competição no programa de Curtas 4 (na Quarta-feira, dia 24) e Yo Soy la Felicidad de Este Mundo, exibido hoje na Competição de Longas-Metragens. O filme, com claros traços autobiográficos, segue a visão conturbada de um realizador, que navega entre o processo de criação artística e a sua própria realidade objectiva. Atlántida, de Inês Maria Barrionuevo, estará hoje igualmente em exibição na Competição de Longas-Metragens, mais um exemplo do impulso do novo cinema queer argentino, que o Queer Lisboa tem seguido de perto.

Na secção competitiva para melhor documentário passa hoje The Rugby Player (Scott Gracheff), filme que recupera a história de Mark Bingham, ex-jogador de Rugby, activista dos direitos LGBT, e um dos passageiros do voo 93, que se despenhou na Pensilvânia a 11 de Setembro de 2001, escapando ao eventual destino dos que o haviam desviado. Fuoristrada (Elisa Amoruso), também em competição, é a história de um mecânico e corredor amador de rallyes que decidiu tornar-se mulher e casar em Roma com a enfermeira por quem se apaixonou.

A Competição de Curtas-Metragens tem hoje o seu programa de Curtas 3, em que serão exibidos But You Are a Dog, de Malin Erixon, Garotas da Moda, de Tuca Siqueira, e Mondial 2010, de Roy Dib. O realizador Carlos Conceição estará presente para apresentar a curta-metragem Boa Noite Cinderela, numa reinterpretação negra deste conto clássico.

Na secção Panorama, que pretende mostrar uma selecção dos filmes queer mais relevantes da actualidade, passa Opium, de Arielle Dombasle, filme que é exibido hoje no Cinema São Jorge. Livremente inspirado nos diários de Jean Cocteau, conta-nos a história dos amores frustrados do poeta por Raymond Radiguet no início dos anos 20, e o seu afundar numa espiral de ópio aquando da morte deste. Na mesma secção, Of Girls and Horses, a mais recente longa-metragem de Monika Treut, revela-nos uma história de descoberta da sexualidade, quando duas raparigas se reúnem numa quinta onde uma delas cuida de cavalos.

Na Cinemateca Portuguesa Female Trouble, uma vez mais com Divine como protagonista, é apresentado no programa da retrospectiva sobre John Waters. Este clássico de Waters segue episódios da vida conturbada de Dawn Davenport, uma menina mimada que, depois de um Natal em que os pais falham em oferecer-lhe um par de saltos altos, foge de casa, tornando-se mãe solteira, prostituta, criminosa, e modelo fotográfico antes do seu inevitável e glamoroso encontro com a cadeira eléctrica. Female Trouble é exibido às 21h30 na Sala Dr. Félix Ribeiro.

Yo soy La Feliciedade De Este Mundo

PORTUGAL: Queer Lisboa 18 - Destaques para esta Terça-feira

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal