Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 22 Agosto 2018 13:40

DESPORTO
Voleibol e Basquetebol nos Gay Games 10



Entre a diversas modalidades existentes nos Gay Games desta feita destaque para o Voleibol e para o Basquetebol.


Sobre o primeiro destacamos a equipa da Associação Boys Just Wanna Have Fun que teve um espetador muito especial, o Sr Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que assistiu a uma das partidas da equipa portuguesa e pôde assim constatar não só o ambiente dos jogos como as capacidades desportivas dos envolvidos.

A nossa equipa não ganhou, mas não fez feio, e assim o Estado Português teve oportunidade de ver que os apoios, vários, podem criar melhor desportistas ou pelo menos dar espaço a essa realização. O torneio de voleibol tinha mais de 750 participantes em 20 campos espalhados por quatro locais em Paris. Para estimular a participação as 40 equipas foram divididas em 5 categorias de acordo com as suas capacidades desportivas, os Lisbon Crows participaram na categoria mais numerosa com cerca de 30 equipas de "Nível Avançado", sendo que 9 equipas disputaram os níveis "Competitivo" e "Competitivo Top". Em termos de género a esmagadora maioria dos atletas participaram na categoria "all gender", uma particularidade dos Gay Games em que o género dos atletas não é relevante e pudemos constatar essa realidade no campo e nas fotos que partilhamos.

Em paralelo com o torneio de Voleibol tradicional também aconteceu o torneio de Beach Rugby, em plena cidade de Paris, em campos de areia próprios para a atividade com cerca de 90 participantes em equipas de 2 em torneios divididos por género e por nível embora apenas 3 equipas femininas tenham participado.

Relativamente ao Basquetebol, o PortugalGay.pt teve a oportunidade de conhecer um atleta italiano, profissional, que se inscreveu individualmente para participar nesta edição, sendo integrado numa equipa dos EUA. E contavam-se com os dedos de uma mão os atletas que esteve a representar Itália, com grande tradição desportiva, e vizinha do país anfitrião, mas também ainda palco da forte pressão social que ainda no século XXI oprime as variações nas orientações sexuais e identidades de género.

Mas este tipo de torneios também têm em conta estas questões e os atletas de desportos colectivos, podem inscrever-se individualmente sendo depois inseridos em outras equipas e ou criando-se uma equipa como foi exemplo a equipa “Europa Unida” chamada assim nos primeiros Juegos Del Sol realizados em 2003 em Madrid. Os atletas soltos, sem equipa foram agregados numa só equipa e assim puderam participar, como aconteceu com 2 participantes do PortugalGay.pt, e é assim também no Pitch Beach organizado em Lisboa.

E este nosso jogador italiano explicou-nos as razões de participação nos jogos: por um lado a experiência em si, por outro lado porque aqui, ao contrário do que acontece na sua equipa profissional: não tem de escutar piadas homofóbicas por parte da assistência e ou dos colegas de equipa, nem tem de fingir que gosta de mulheres nas conversas de balneário e de dia a dia. Resumindo, é uma semana em que pode viver abertamente a sua orientação sexual.

Foto-galerias

Voleibol no Facebook do PortugalGay.pt

Basquetebol no Facebook do PortugalGay.pt

DESPORTO: Voleibol e Basquetebol nos Gay Games 10

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal