Pesquisa:
 

Segunda-feira, 21 Julho 2014 11:53

MALAWI
Suspensa lei anti-LGBT



O governo da República do Malawi anunciou que suspendeu o cumprimento da lei que criminaliza as relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo, segundo o Nyasa Times.


Segundo declarações da Secretária da Justiça e Procuradora-Geral Janet Chikaya-Banda ao Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a polícia já tinha sido ordenada a parar com as detenções de pessoas envolvidas em relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

A homossexualidade é ilegal no Malawi, sendo punida com uma pena máxima de 14 anos de prisão com trabalhos forçados. Esta lei esteve suspensa desde 2012 por falta de fundos para o aprisionamento.

Em novembro de 2013, o Supremo Tribunal da República do Malawi decidiu rever a constitucionalidade do banimento de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. A questão da descriminalização da homossexualidade no Malawi foi levantada pela ex-presidente Joyce Banda, que subiu ao poder em 2012. Ela pediu a revisão do código penal, mas mais tarde disso à imprensa internacional que o país poderia não estar pronto para tais mudanças. A oposição a esta medida é composta principalmente por religiosos que argumentam que a homossexualidade é algo estranho à cultura do Malawi.

Internacionalmente, o Malawi recebeu tempo de antena em 2009 quando dois homens foram presos e condenados a 14 anos de prisão por declarem a sua união numa cerimónia tradicional. Acabaram por ser perdoados pelo falecido presidente Mutharika depois de uma levantamento internacional contra, que inclui as vozes de famosos como Madonna e Hillary Clinton.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal