Pesquisa:
 

Segunda-feira, 21 Maio 2018 13:39

NOVA ZELÂNDIA
Primeiro país do mundo a desfraldar bandeira Intersex no Parlamento



A bandeira foi apresentada ao lado das bandeiras do orgulho arco-íris, trans e bissexual assinalando o dia 17 de Maio.


Esta foi a forma de o Parlamento assinalar o Dia Internacional Contra Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOBIT) da semana passada.

A bandeira intersexo amarela e roxa foi criada em 2013 pela Intersex Human Rights Australia, com cores neutras em termos de género excluindo o rosa e azul e representando os direitos das pessoas intersex.

Desfraldar a bandeira no Parlamento foi um reconhecimento formal de que reconhecemos todos, e como uma Câmara dos Representantes, queremos representar todos Deputada Jan Logie (Os Verdes)

O IDAHOBIT é assinalado anualmente a 17 de maio, o dia de 1990 em que a Organização Mundial da Saúde removeu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Começou por ser o dia contra a homofobia (IDAHO), com a luta contra a transfobia incluída em 2009 e a bifobia em 2015. No entanto a inclusão das questões Trans e Intersex no dia não são consensuais, visto que o CID ainda inclui a disforia de género e as variações intersexuais.

As pessoas intersexuais têm características físicas que não se enquadram nas categorias normalmente associadas com masculino e feminino. Existem múltiplas variações intersexuais, algumas mais visíveis que outras, e podem incluir os cromossomas sexuais, a funcionalidade dos ovários e testículos, a morfologia genial externa, entre outros.

NOVA ZELÂNDIA: Primeiro país do mundo a desfraldar bandeira Intersex no Parlamento

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal