Pesquisa:
 

Terça-feira, 21 Fevereiro 2006 11:30

ÍNDIA
Perseguição de homossexuais fomenta a epidemia da SIDA



Grupos não governamentais e a ONUSIDA criticaram as detenções das últimas semanas de quatro homens em Lucknow, a capital de Uttar Pradesh, sob a acusação de homossexualidade e gestão de um sítio na internet de um clube homossexual. Apesar de haver uma visibilidade relativamente elevada da homossexualidade, esta é ilegal na Índia, com uma pena de prisão de 10 anos.


A ONUSIDA diz que, criminalizando a homossexualidade, aumenta o estigma e a discriminação sobre os homossexuais, dificultando ainda mais a luta contra a SIDA na Índia. Em todo o mundo, só a África do Sul tem mais cidadãos infectados do que a Índia.

"Estamos preocupados com a detenção de homossexuais em Lucknow," disse Denis Broun, coordenador da ONUSIDA na Índia, acrescentando que a Índia tem de repelir "as leis arcaicas" do século 19 que banem a homossexualidade. "A criminalização de pessoas que estão em elevados riscos de infecção VIH pode aumentar o estigma e a discriminação, em última análise pode fomentar a epidemia da SIDA," disse ele.

A polícia de Lucknow disse que os homens detidos, na casa dos 30 anos, têm dezenas de membros no seu clube na internet. "Os membros encontrar-se-ão em locais públicos e privados e praticarão actos anti-naturais," disse o agente da polícia Ashutosh Pandley. Rejeita a ideia de libertar os homens.

A Naaz Foundation International para os direitos dos homossexuais, fez uma petição ao Supremo Tribunal da Índia para alterar a lei que bane a homossexualidade.

O governo contesta que a lei não pode ser alterada uma vez que a homossexualidade não é aceite pela sociedade Indiana. No entanto, a comissão de planeamento do governo, dirigida pelo Primeiro Ministro Manmohan Singh, recomendou recentemente a discriminalização da homossexualidade e prostituição de modo a ajudar na luta contra a VIH/SIDA.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal