Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 21 Fevereiro 2006 11:38

SANTA SÉ
Vaticano inicia nova guerra contra direitos de homossexuais



O Vaticano lançou nesta segunda-feira uma ofensiva contra a cultura gay no mundo. A Igreja Católica organizou conferências com teólogos e psicanalistas com a finalidade de bloquear a legalização, em vários países, do casamento entre homossexuais e a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.


As palestras sobre o tema da homossexualidade serão concedidas por especialistas, entre eles o religioso e psicanalista francês Tony Anatrella, assessor do Vaticano na redação da "instrução" para excluir os homossexuais do sacerdócio. As conferências têm como primeiro objetivo a análise dos "riscos de se negar a diferença sexual", segundo folheto informativo.

A iniciativa incomum confirma a preocupação da Igreja Católica com a crescente tendência no mundo ocidental para conferir direitos legais aos casais homossexuais, inclusive por parte de partidos políticos considerados católicos.

A hierarquia da Igreja rejeita toda possibilidade de "equiparar" o casal heterossexual com o casal homossexual e considera a homossexualidade um "pecado grave", imoral e contrário à lei natural. O Papa Bento XVI qualificou de "grave erro" a introdução de leis que regulamentem a união entre homossexuais, inclusive os chamados Pactos Civis de Solidariedade (PACS).

"O Vaticano é uma organização rigorosamente masculina, influente, cheia de dinheiro, que se fundamenta na repressão da própria sexualidade e na renúncia da família", denunciou Sergio Lo Giudice, presidente da associação italiana de defesa dos homossexuais, Arcigay, após o início das conferências.

A possibilidade de que um dos países mais católicos da Europa, como a Itália, introduza leis que reconheçam os casais "gays" forçou o Vaticano a lançar a ofensiva. O líder da oposição de esquerda, o católico Romano Prodi, comprometeu-se no seu programa de governo a reconhecer os direitos dos casais não casados, inclusive os dos homossexuais, se ganhar as eleições legislativas dos próximos 9 e 10 de abril.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal