Pesquisa:
 

Quinta-feira, 20 Dezembro 2012 19:43

URUGUAI
Casamento avança para o Senado



A votação na Câmara dos Deputados foi maciça e o casamento entre pessoas do mesmo sexo está no bom caminho.


Depois de na semana passada a Câmara dos Deputados Uruguaia ter votado em força pela aprovação do projecto-lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo, espera-se agora igual resultado no Senado.

José Mujica, Presidente da República, já disse que iria promulgar a lei quando ela chegar à sua secretária, e quando isso acontecer o Uruguai será o segundo país da América latina a ter casamento para gays e lésbicas.

O ponto alto do debate, foi quando um adolescente leu uma mensagem aos deputados, o jovem é filho adoptivo de um homossexual.

Num país em que apenas 60% da população se identifica com a religião, os “degraus” legislativos já haviam começado antes, permitindo Uniões Civis e o livre acesso de homossexuais às forças armadas, e em 2009 foi o primeiro país da América Latina a aprovar a adopção por pessoas homossexuais.

Os Supremos do Brasil e do México estão a caminhar no sentido de aprovar também nesses países a igualdade no casamento, e são muitos os sinais que mostram uma maior aceitação da homossexualidade nos países da América Latina, isto mesmo perante a resistência de alguns mais conservadores e com raízes religiosas mais fortes.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal