Pesquisa:
 

Sábado, 20 Setembro 2014 09:40

PORTUGAL
Queer Lisboa 18 - Programa para o Segundo Dia



No segundo dia do Queer Lisboa, o início da retrospectiva de John Waters merece o destaque com a exibição de Polyester, enquanto a secção Queer Focus on Africa é inaugurada com Touki Bouki, clássico do cinema Senegalês.


A retrospectiva dedicada ao cinema do realizador de culto John Waters que o Queer Lisboa 18 irá apresentar reúne cinco títulos de referência da fase inicial da sua filmografia. Polyester, um dos seus vários filmes com Divine como protagonista, dá início a este ciclo pelas 21h30 na Cinemateca Portuguesa. Recuperando a experiência que marcou a sua estreia em 1981, e tal como este ano se viu no Festival de Cannes, o Queer Lisboa entregará a cada espectador desta sessão os famosos “Odorama”, cartões que acompanham o filme, e que permitem aos espectadores sentirem alguns odores menos convencionais ditados pela evolução da narrativa no ecrã.

A secção Queer Focus on Africa, que sugere um olhar sobre a forma como o cinema queer se tem vindo a desenvolver no continente africano, tem estreia marcada com Touki Bouki, de Djibril Diop Mambéty, pelas 19h00 na sala Dr. Félix Ribeiro na Cinemateca Portuguesa. Touki Bouki conta a história, com sugestões surreais e com recurso à linguagem experimental, de dois amantes que querem trocar Dakar pelos prazeres e glamour de Paris, oferecendo um retrato vívido e fracturado do Senegal dos anos 70, naquele que é considerado um dos filmes africanos mais importantes de sempre. L’Homme de Cendres (Nouri Bouzid),Two Man and a Wedding (Sara Blecher) e The Man Who Drove With Mandela (Greta Schiller) são outros dos filmes que integram este ciclo, com exibição também hoje na Cinemateca Portuguesa.

O icónico filme de Ron Peck, Nighthawks, inaugura ainda hoje o ciclo que o Queer Lisboa 18 dedica ao realizador, naquela que se constitui como a primeira retrospectiva a reunir a sua filmografia completa. Este filme, estreado em 1978, foi um dos primeiros a abordar temáticas queer na Grã-Bretanha e acompanha cenas da vida de um professor que concilia o quotidiano na escola com a vida nocturna gay na Londres dos anos 70. Ron Peck é um dos convidados do Queer Lisboa, e estará presente na sessão do filme, que terá exibição às 19h15 no Cinema São Jorge.

Na secção competitiva de Documentários, Castanha (Davi Pretto) apresenta-nos um registo que joga na fronteira entre o documental e a ficção, e é também um dos destaques hoje, com a presença do realizador. Rosie, de Marcel Gisler e Xenia, de Panos H. Koutras, por sua vez, inauguram a Competição de Longas-Metragens na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Na secção Hard Nights, o filme biográfico sobre o realizador pornográfico gay mais icónico dos anos 70, Peter de Rome: Grandfather of Gay Porn, de Ethan Reid, é apresentado às 21h30 na Sala 3 do Cinema São Jorge. Age of Consent, de Charles Lum e Todd Verow, que documenta a história de um pioneiro bar gay fetichista em Londres, terá exibição às 23h30.

O final do segundo dia do Queer Lisboa é marcado pela festa Birkenrock, a ter lugar no Ponto G, a partir da meia-noite. A festa, focada sobretudo em artistas femininas, promete uma banda sonora entre sons Alt-Rock, Riot Grrrl, Electronic e Diva Pop, e é organizada por Daniel McIntyre, um dos realizadores convidados do Queer Lisboa, que a apresenta regularmente em Toronto.

PORTUGAL: Queer Lisboa 18 - Programa para o Segundo Dia

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal