Pesquisa:
 

Sábado, 18 Maio 2013 23:25

PORTUGAL
Coimbra assinala Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia



Ontem Coimbra viveu mais um dia 17 de Maio com a 4ª Marcha Anti-transfobia e Homofobia, organizada pela PATH (Plataforma Anti-transfobia e homofobia)


O ponto de encontro foi no jardim de Santa Clara-a-velha e, lá foram chegando uns e outros, traziam sorrisos e carregavam bandeiras coloridas, algumas pancartas e cartolinas com dizeres que eram mensagens de alegria, e outros que eram chamadas de atenção para a sociedade e para quem nos gorverna.

Alguns sorrisos eram reflexo do que ao final da manhã se havia passado na Assembleia da República, afinal tinha sido dado o primeiro passo no respeito pelos casais do mesmo sexo e seus filhos adotados e/ou biológicos, tinha passado o projecto-lei apresentado pelo PS referente à co-adoção por estes casais.

O Portugalgay.pt falou com alguns manifestantes que embora se mostraram agradados com o avanço verificado na assembleia da republica mas foram todos perantorios em dizer que sabia a pouco e o certo seria sermos de fato tratados como iguais uns perante os outros, ou seja o certo seria a plena adoção.

Perto das dezoito horas e trinta minutos o grupo animado pelas meninas do megafone, avançaram sobre a ponte de Santa Clara em direcção à rua Ferreira Borges, todos os dias povoada por pedestres, mas aqueles que hoje a invadiram traziam uma mensagem e fizeram-se ouvir alto e bom som.

A marcha fez uma breve paragem frente à Igreja de Santa Cruz, onde seria lido o manifesto, mas o fato de estar a decorrer uma cerimónia religiosa, os manifestantes foram convidados a avançar mais uns metros e o mesmo manifesto foi lido agora frente á Câmara Municipal de Coimbra. Uma leitura repartida apenas por vozes femininas.

Assim terminou mais uma marcha de Coimbra, seguiu-se um breve momento de convívio e depois o anúncio de que a festa continuava com um pequeno arraial na Praça do Comércio, e depois noite dentro num bar da cidade.

Entre os avisos ficou claro que para o ano, no dia 17 de Maio, o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, realizar-se-á a 5ª Marcha em Coimbra.

Veja as fotos em: Foto-reportagem no Facebook

PORTUGAL: Coimbra assinala Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal